O conselho sobre aprendizado que Einstein deu a um de seus filhos

09/12/2016 às 06:002 min de leitura

Há 100 anos, Albert Einstein publicava a sua Teoria Geral da Relatividade, e nós já contamos algumas curiosidades bem bacanas sobre a vida do físico da linguinha de fora nesta publicação. O fato é que tanto a vida acadêmica quanto a pessoal de Einstein são recheadas de descobertas, observações e excentricidades.

Além de uma inteligência extraordinária, que o conduziu pelo universo científico, Einstein também era um pai atencioso, que dava conselhos à sua prole sobre a vida e, inclusive, sobre aprendizado. Confira a seguir a tradução livre de uma carta que ele enviou ao filho Hans Albert Einstein. Na época, em 1915, o físico tinha 36 anos e escreveu algumas recomendações a Hans, que tinha 11 anos.

“Meu querido Albert,

Ontem recebi sua doce carta e fiquei muito feliz com ela. Eu já estava com medo de que você não me escrevesse mais. Você me disse, quando eu estava em Zurique, que é estranho para você quando eu venho para Zurique. Por isso, eu acho que é melhor a gente se encontrar em um lugar diferente, onde ninguém interfira em nosso conforto. De qualquer forma, eu quero que a gente passe um mês inteiro juntos, assim você vê que tem um pai que é seu amigo e que te ama.

Você também pode aprender muitas coisas boas e bonitas comigo, coisas que os outros não podem oferecer facilmente a você. O que eu tenho alcançado através de muito trabalho árduo deve não apenas estar disponível para estranhos, mas especialmente para os meus próprios meninos. Esses dias eu completei um dos mais bonitos trabalhos da minha vida; quando você estiver maior, vou contar sobre ele para você.

Eu estou muito contente por você ter encontrado alegria com o piano. Isso e a carpintaria são, em minha opinião, os melhores objetivos para a sua idade, melhores até do que a escola. Porque essas são coisas que combinam muito bem com uma pessoa jovem assim como você. Principalmente toque no piano as coisas que agradam a você, mesmo que a professora não peça. Essa é a melhor forma de aprender: quando você está fazendo algo com tanto entusiasmo que você não percebe que o tempo passa. Eu às vezes fico tão envolvido com o meu trabalho que me esqueço de almoçar...

Beijos para você e Tete [apelido de Eduard Einstein, irmão de Hans]

Papa.”

Qual é o seu cientista favorito? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: