Conheça alguns alimentos comuns que podem intoxicar você

18/01/2013 às 07:102 min de leitura

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Existem comidinhas e aperitivos que a maioria de nós adora e consome com certa frequência. Entretanto, alguns desses produtos contêm substâncias químicas em sua composição que podem nos fazer muito, muito mal. O pessoal do site GRATED publicou uma lista desses alimentos, e você pode se surpreender com alguns deles abaixo:

Amêndoas e castanha-do-caju

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia )

Ricas em proteínas e óleos essenciais, as amêndoas também são ricas em um conhecido veneninho: o cianeto. É por essa razão que elas só são comercializadas depois de terem sido torradas ou cozidas. Mesmo as sementes vendidas como “cruas” passaram por processos de aquecimento, para anular o efeito das toxinas. As castanhas-do-caju também passam pelo mesmo processo, pois são ricas em uma toxina chamada urushiol que pode ser letal.

Sementes de maçã

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Não que as pessoas normalmente comam as sementes das maçãs, mas, se fossem consumidas em grandes quantidades — como ocorre quando nos entregamos aos encantos do amendoim, por exemplo —, elas poderiam provocar a morte. Essas pequenas sementinhas também estão recheadas de cianeto!

Noz-moscada

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia )

São várias as receitas que incluem uma pitadinha desta conhecida especiaria, e enquanto a dosagem for mantida em pequenas quantidades, a ingestão da noz-moscada não causa maiores problemas. Entretanto, esse produto é rico em uma substância chamada miristicina, que causa alucinações, náusea, dores de cabeça e aceleração do ritmo cardíaco quando consumida em quantidades superiores a apenas alguns gramas.

Cerejas

(Fonte da imagem: Thinkstock)

As frutinhas em si só fazem mal quando consumidas em altíssimas quantidades, o que normalmente não é o caso. Entretanto, o perigo mesmo está no caule da cereja, que é extremamente tóxico. Essa pequena estrutura é rica em cianeto de hidrogênio, que pode causar tonturas, náusea e dores de cabeça com apenas uma mordida. Doses maiores dessa toxina podem provocar dificuldades respiratórias, insuficiência renal, convulsões e até a morte.

Batatas

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia )

Pois é! Você alguma vez parou para pensar se esse alimento pode fazer mal para você, especialmente enquanto está devorando uma deliciosa porção de batatas fritas? Tanto as folhas como o caule e a própria batata podem ser tóxicos, chegando inclusive a serem fatais. Felizmente, não são todas as que oferecem perigo, mas aquelas que apresentam manchas esverdeadas ou que contêm brotos.

Cogumelos

(Fonte da imagem: Reprodução/GRATED )

Os cogumelos são bem populares, sendo utilizados no preparo de inúmeros pratos. Entretanto, apesar de existirem aproximadamente 38 mil espécies diferentes deles, cerca de 5% são tóxicos, com algumas variedades que podem inclusive ser fatais. O problema é que é difícil diferenciar um cogumelo comestível de um venenoso, portanto nunca consuma aqueles que são encontrados na natureza!

Embora alguns desses cogumelos contenham toxinas capazes de causar fortes alucinações, outros apresentam toxinas como a alfa-amanitina, que provoca graves danos ao fígado quando é ingerida.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: