Conheça 6 tipos de plantas carnívoras impressionantes

21/09/2015 às 05:552 min de leitura

As plantas carnívoras são seres que habitam de forma assustadora muito do imaginário das pessoas, desde a infância até a vida adulta. Grande parte desse conceito vem de filmes, desenhos animados ou games, que as retratam como verdadeiras “assassinas devoradoras de carne”.

Na realidade, elas não são cruéis e amedrontadoras como se vê em algumas produções televisivas, e algumas chegam até a ser bonitas e atrativas para decoração. De fato, a maioria dessas plantas chamadas carnívoras come insetos, exceto algumas,  como uma nova espécie que apresentamos aqui recentemente e que também pode capturar pequenos roedores e aracnídeos. Outra planta que mostramos aqui pode ser um pouco mais assustadora na medida em que se alimenta de ovelhas inteiras.

De qualquer forma, tirando a imagem aterrorizante que algumas pessoas têm sobre essas espécies, elas podem demonstrar características bem interessantes. Por isso, nós trazemos uma lista de seis dessas variedades de plantas carnívoras e algumas curiosidades sobre elas.

1. Darlingtonia californica

Captura insetos por meio de um buraco no qual eles entram e são envolvidos em uma secreção viscosa imobilizadora. Também é conhecida como planta-cobra.

2. Nephentes rajah

São da mesma família da planta recentemente encontrada nas Filipinas e que mencionamos no início. Originárias da ilha de Bornéu, também se alimentam de insetos e, para tanto, utilizam um jarro anexo às suas folhas. Estão entre as maiores espécies de plantas carnívoras conhecidas e, em casos mais raros, podem atingir até meio metro de altura.

3. Drosera spatulata

Com movimentos lentos, essa planta captura suas presas por meio de tentáculos presentes nas folhas. Para segurar as presas, ela libera um líquido pegajoso produzido pelos tentáculos.

4. Drosophyllum lusitanicum

Único exemplar da família Drosophyllaceae, essa planta tem como característica a capacidade de capturar vários insetos ao mesmo tempo por meio de seus pelos. É originária da região norte do Marrocos, da Espanha e de Portugal.

5. Dionaea muscipula

Mesmo com seu tamanho pequeno em relação a outras espécies (chega no máximo a 10 cm de altura), é extremamente eficiente e ágil na captura de insetos. Com a rara característica de conseguir realizar movimentos, leva 0,3 segundo para abocanhar as presas. Além de invertebrados, pequenos sapinhos e lagartixas também podem cair na emboscada preparada por esta espécie.

6. Utricularia

Utricularia vulgaris: uma das espécies Utriculárias aquáticas

Engloba diversas espécies, entre elas, algumas aquáticas que se alimentam de pequenos crustáceos. São grandes, podendo atingir vários metros de profundidade, e sua aparência é a de uma massa de filamentos. Capturam diversas presas de uma só vez.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: