10 plantas bizarras que certamente não te mostraram nas aulas de biologia

05/10/2018 às 03:002 min de leitura

1. Welwitschia

Encontrada em regiões áridas de Angola, a welwitschia, popularmente conhecida como “polvo do deserto”, é uma planta rasteira cujas folhas, em pouco tempo, podem atingir mais de 5 metros de comprimento. É considerada uma das plantas mais resistentes do planeta, podendo sobreviver até 5 anos sem água.

2. Flor-do-beijo

Cientificamente conhecida como Psychotria Elata, a flor-do-beijo é uma espécie endêmica das regiões central e sul da África. Seu formato em forma de lábios se deve a uma adaptação que ela experimentou para atrair polinizadores — como borboletas e beija-flores.

3. Flor Darth Vader

Conhecida cientificamente como Aristolochia Salvadorensis, esta planta que remete a Darth Vader, personagem da franquia de filmes “Star Wars”, é encontrada em regiões do continente americano. 

4. Dracula benedictii

Das florestas das Américas Central e do Sul vem esta rara orquídea. Há quem jure encontrar um rosto de macaco no interior dela.

5. Olho-de-caranguejo 

Encontrada em florestas tropicais, esta curiosa espécie vegetal tem suas sementes utilizadas por povos tradicionais na confecção de instrumentos de percussão. 

6. Lithops Karasmontana

Quando não está florescida, a fim de evitar os ataques de predadores esfomeados, esta planta tem a incrível capacidade de imitar uma pedra. Ela compõe a flora de países como África do Sul e Namíbia. 

7. Planta do beisebol

Nativa da África do Sul, esta planta, que mais lembra uma bola de beisebol, tem se tornado cada vez mais rara. A combinação do seu crescimento lento com a coleta indiscriminada para a ornamentação de jardins tem levado a uma drástica diminuição da espécie em estado selvagem.

8. Nepenthes distillatoria

Com uma dieta que consiste basicamente em insetos, esta flor pode ser encontrada nas florestas do Sri Lanka, na Ásia. Ela atrai suas presas através de um envolvente odor e pelas suas cores vistosas.

9. Nepenthes rajah

Florescendo em altitudes entre 1500 e 2650 metros acima do nível do mar em regiões extremamente úmidas da Ilha de Bornéu, na Ásia, esta espécie de planta carnívora sofre sério risco de extinção. Segundo relatos, ela possui uma dieta bastante diversificada, que inclui desde pequenos insetos até sapos e ratos. 

10. Flor-cadáver

Embora seja conhecida como a maior flor do mundo, na verdade, ela é uma inflorescência — espécie de colônia de pequenas flores. Originária da Indonésia, recebeu este nome por causa do forte odor que exala para atrair insetos. Em Brumadinho (MG), ela é uma das atrações principais de um jardim botânico da cidade.

*Publicado em 19/2/2016

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: