Grupo satânico pretende levantar uma estátua de Baphomet nos Estados Unidos

05/05/2014 às 11:381 min de leitura

Em dezembro de 2013, o grupo religioso The Satanic Temple – baseado em Nova York – deu início a uma campanha de crowdfunding para reunir fundos para construir um monumento público para ser instalado no Capitólio da cidade de Oklahoma, nos Estados Unidos. Em pouco mais de um mês, a campanha – que tinha como meta alcançar 20 mil dólares – conseguiu bater a marca de 28 mil dólares.

Na página do Indiegogo, Lucien Greaves, o responsável pela campanha, comenta que a estátua é um monumento histórico e importante para a diversidade religiosa, cujo “propósito é complementar e contrastar com o monumento dos Dez Mandamentos que já se encontra ao norte do prédio”.

O polêmico monumento citado por Greaves foi instalado em 2012, tendo sido doado à Comissão de Preservação do Capitólio de Oklahoma pelo político republicano Mike Ritze, que usou o próprio dinheiro para custear a peça. Seguindo a mesma lógica, o Satanic Temple também pretende doar sua estátua para o órgão estadual. “Se eles abriram a porta para um, abriram para todos”, comenta o responsável pelo grupo.

Vice

Desde que o projeto teve seu financiamento aprovado, um artista especializado em esculturas clássicas está trabalhando em Nova York. O monumento deve trazer a figura de Baphomet acompanhado de duas crianças que o admiram sentado sob um pentagrama invertido. A estátua – que deve ser finalizada dentro de alguns meses – terá mais de dois metros de altura e será revestida em bronze.

Não é nem preciso comentar que o projeto se transformou em uma grande polêmica e repercutiu na mídia internacional, dividindo opiniões e arrancando reações calorosas de muitas pessoas. Mas mesmo com todo o debate que a estátua suscitou, o grupo espera conseguir ter sua doação aprovada e finalmente instalar o monumento na cidade.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: