Pressão? Conheça os 21 participantes de reality shows que se mataram

02/03/2016 às 12:134 min de leitura

“A sua empresa está prestes a afundar no rio Hudson.” Esta foi a frase que Jersey Joseph Cerniglia ouviu de Gordon Ramsay durante um episódio de “Kitchen Nightmare”, em 2007.

Três anos depois, Cerniglia pulou da ponte George Washington e morreu no mesmo rio citado no programa.

Sua morte chocante está entre os 21 suicídios conhecidos de ex-participantes de reality shows desde 2004.

O apresentador do show “Kitchen Nightmare”, Gordon Ramsay, ao lado de Jersey Joseph Cerniglia

O New York Post convidou especialistas para debater o assunto e, entre os questionamentos, um deles chamou a atenção: “Será que aparecer em reality shows atrai pessoas com maior instabilidade emocional?”, indaga o psicólogo Richard Levak.

Porém, o médico, que já trabalhou em vários programas do gênero, incluindo “Survivor”, acredita que a onda de suicídios entre estrelas de TV se resume a um debate de “Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?”.

Casos

No dia 13 de fevereiro, Alexa McAllister, ex-competidora do “The Bachelor”, um programa de encontros amorosos do canal ABC, foi encontrada morta após uma overdose de pílulas. Mas ela não foi a primeira: Gia Allemand, do mesmo programa, foi encontrada enforcada pelo cabo do aspirador, em 2013. Três anos antes, Julien Hug, de 35 anos, havia cometido suicídio com um tiro na cabeça. 

Alexa McAllister morreu por overdose de remédios

Mesmo participantes periféricos não estão livres. Russell Armstrong era marido de Taylor Armstrong, estrela de “Real Housewives of Beverly Hills”, que mostra o dia a dia de mulheres ricas e mimadas. Ele acabou de se enforcando em 2011, quando seus problemas financeiros e conjugais foram parar na televisão.

Mesmo com a tragédia, a atração continuou no ar e trouxe uma nova temporada com os integrantes debatendo a morte de Russell. 

Russell Armstrong ao lado de sua ex-esposa

Segundo Jesse Csincsak, o vencedor da quarta temporada de “The Bachelorette”, “as pessoas não percebem as repercussões da exposição quando se inscrevem”. Ele afirma que um dos maiores problemas é ser colocado no centro das atenções, ter sua vida exposta e virar alvo de ódio.

“Ao longo de oito episódios, 50 milhões de pessoas o veem. Onde quer que você vá, estão todos te julgando. Ninguém se inscreve para ser retratado como agressor, vadia ou bêbado. Mas eles te tornam exatamente assim, porque é isso que dá audiência”, conclui Jesse.

Eliza Orlins, que estrelou duas temporadas de “Survivor”, lembra que, assim que saiu do programa, em 2004, recebeu milhares de mensagens: “Metade das pessoas estavam dizendo coisas como ‘Essa cadela anoréxica deve comer um cheeseburguer’, e outra metade algo como ‘Olhe para essas coxas gordas’”. 

Eliza Orlins conta que foi ofendida ao sair de “Survivor”

Depois que os realities acabam, as pessoas não têm acompanhamento, e muitas têm dificuldade em lidar com as consequências.

A seleção dos participantes

O processo de triagem para os reality shows normalmente começa com os diretores de elenco selecionando pessoas que sejam emocionalmente estáveis o suficiente. Depois dessa etapa, os candidatos passam por uma “investigação” completa, incluindo exames de DST — se forem participar de programas “românticos” —, além de testes psicológicos.

A avaliação inclui 1,2 mil perguntas de múltipla escolha, com questões como “Você se sente triste?” ou “Você já pensou em matar a sua mãe?”.

Participantes de "No Limite" comendo olho de cabra

Porém, alguns participantes acreditam que essas perguntas são muito mais para alimentar o programa posteriormente: “Você diz que tem medo de cobras, eles vão levá-lo ao zoológico. Se tem medo de altura, eles vão fazer você pular de um penhasco”, afirma o campeão de “Bachelorette”.

O Dr. Levak admite que há um fascínio em ter um grau de volatilidade na TV: “Geralmente, os produtores gostam que as pessoas estejam desconfortáveis psicologicamente”.

No Brasil

Por aqui, não há nenhum caso confirmado de suicídio de participantes de reality shows. Porém, em 2013, a ex-BBB Fani Pacheco deu uma entrevista na qual afirmou ter pensado em se matar: “Depressão é uma coisa muita séria. Eu tenho uma deficiência de duas substâncias no cérebro, a serotonina e a noradrenalina, e tenho que tomar o remédio todos os dias. Como não me deixaram levar o remédio para o programa, fiquei mal. Quando saí, passei 20 dias querendo me matar”, revelou ela ao jornal Tribuna Hoje. 

Fani afirmou que não pôde levar seus remédios de depressão para a casa do BBB

Todos os casos

1. Alexa McAllister participou do programa “The Bachelor” e morreu por overdose de pílulas

2. Mark Constantino, do programa “Ghost Adventures”, atirou na esposa e depois se matou

3. Anthony Riley, do “The Voice”, se enforcou

4. Simone Battle, do “X-Factor”, se enforcou

5. Gia Allemand, do “The Bachelor”, se enforcou

6. Mindy McCready, de “Celebrity Rehab with Dr. Drew”, atirou em si mesma

7. Mark Balelo, de “Quem Dá Mais?”, morreu envenenado por monóxido de carbono

8. Joshua Marks, do “MasterChef”, atirou em si mesmo

9. Russell Armstrong, de “The Real Housewives of Beverly Hills”, se enforcou

10. Wesley Durden, de “Next Great Baker”, atirou em si mesmo 

11. Joseph Cerniglia, de “Kitchen Nightmares”, pulou de uma ponte

12. Julien Hug, “The Bachelorette”, atirou em si mesmo

13. Ryan Jenkins, de "Megan Wants a Millionaire”, se enforcou 

14. Nathan Clutter, de “Paradise Hotel”, pulou de um prédio

15. James Terrill, de “Supernanny”, atirou em si mesmo

16. Cheryl Kosewicz, de “Pirate Master”, se suicidou, mas não se sabe por qual método 

17. Paula Goodspeed, de “American Idol”, teve uma overdose

18. Najai Turpin, de “The Contender”, atirou em si mesmo

19. Melanie Bell, de “Vega Elvis”, pulou de um prédio

20. Rachel Brown, de “Hell's Kitchen”, atirou em si mesma

21. Kellie McGee segura a foto da irmã Deleese Williams, que se matou por overdose após participar do “Extreme Makeover”

Você acredita que os reality shows tiveram alguma participação nestes suicídios? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: