Você sabia que a Noruega quer dar uma montanha para a Finlândia?

07/01/2016 às 11:152 min de leitura

Há uma crença religiosa que diz que “a fé move montanhas”. Alterando um pouco essa frase, podemos dizer que “a internet move montanhas”. Calma, ainda não aconteceu, mas a verdade é que há um clamor popular ganhando força nas redes que pode acabar dando tons de realidade a essa expressão.

Bem, para que o leitor possa entender a situação, tudo começou quando um geodesista e engenheiro das autoridades de mapeamento da Noruega, chamado Bjørn Geirr Harsson, iniciou uma campanha chamada “Halti como um presente centenário” por meio do Facebook. Halti é uma montanha localizada no território norueguês, mas próximo à divisa com a Finlândia, e o intuito da ação é ceder o ponto mais alto da montanha para o país vizinho.

Monumento representa o ponto do cume da montanha Halti, atualmente localizado no território norueguês

Segundo o site Mother Nature Network, o país cedente não perderia parte tão significativa do seu território e, em tempos conturbados da política mundial, é interessante ver uma nação comovida com tal situação. No caso, em vez de se preocupar com o que conquistar com sua força, está se pensando no que é possível fazer por outra. Assim, a repercussão da campanha foi extremamente positiva em ambos os países e acabou se tornando uma sensação na internet. Quase 12 mil pessoas já curtiram a página criada com o tema na rede social de Mark Zuckerberg.

Sobre a porção de território que seria anexada à Finlândia, a área é de menos de 0,015 quilômetros quadrados. Além disso, o pico da montanha Halti não está nem entre os 200 maiores da Noruega. No entanto, se a mudança ocorresse, os 1.364 metros de altitude do local em relação ao nível do mar se tornariam o ponto mais alto do território finlandês. Atualmente, o lugar mais alto do país possui 1.324 metros e está localizado justamente na inclinação da montanha Halti. Ou seja, o presente seria significativo e não traria prejuízo nenhum aos noruegueses.

O mapa mostra a fronteira entre Noruega e a Finlândia e, acima, a localização do cume da montanha Halti

Apesar do clamor popular, os dois governos ainda não sinalizaram nenhuma posição oficial de apoio ou desaprovação da campanha. Caso a medida seja aprovada pelas autoridades dos dois países, o pico do monte deixaria o território norueguês e passaria para o finlandês. Aí poderemos afirmar que realmente “a internet move montanhas”, não é mesmo?

O que você achou da campanha criada pelo engenheiro norueguês? Acredita que os governos deveriam acatar o clamor popular? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: