Digamos que você está dirigindo a 110 quilômetros por hora em uma via cujo limite máximo é de 100. Em sua opinião, você acha que está circulando muito acima da velocidade permitida? Além disso, você acredita que, ao estar a apenas 10 quilômetros acima do permitido, você ainda tem total controle da situação? Se a sua resposta para a primeira pergunta foi “não”, e para a segunda foi “sim”, então a propaganda a seguir é perfeita para você. Confira:

Criada para a Agência de Transporte da Nova Zelândia, a campanha é genial, pois mostra que, independente de sermos superexperientes e hábeis ao volante, nunca devemos nos esquecer de que outros motoristas também circulam pelas vias, e que eles — como todos os seres humanos — podem cometer erros.

Além disso, quanto maior a velocidade com a qual uma pessoa circula, menor é a margem para alguma reação, por mais rápidos que sejam seus reflexos. E, nessas situações, mesmo os erros mais banais podem custar a vida dos envolvidos.

***

E você, leitor, o que achou da propaganda? Acredita que campanhas parecidas poderiam ter bons resultados aqui no Brasil? Não deixe de dar a sua opinião nos comentários.