Veja 7 logos de empresas antigas que são utilizadas até hoje

18/07/2014 às 10:133 min de leitura

As logos (ou identidades visuais, como preferirem) são pequenas imagens ou símbolos que representam governos, instituições, empresas, marcas, conceitos e em alguns casos religiões. O desafio de um designer ao criar as logos é saber como representar, somente com alguns traços que sejam facilmente entendidos pelo público, os ideais dessas empresas ou instituições de modo que sejam assimiladas facilmente pelas pessoas – além de serem lembradas.

Aqui no Mega Curioso nós já publicamos alguns artigos sobre logos, como esse que teoricamente possui imagens ocultas nos desenhos e esse outro que traz diversas imagens que lembram coisas que supostamente não deveriam lembrar. Pensando em outras identidades visuais, nós trazemos hoje para vocês diversas logos que existem há séculos e que sofreram poucas alterações (sinal de que realmente deram certo e ficaram na cabeça do público). Veja os exemplos abaixo:

1 – Stella Artois

Primeira utilização da logo: 1366

Fundação da empresa: 1366

A indústria cervejeira Stella Artois tem séculos de idade e em todos esses anos as mudanças que ocorrem na sua identidade visual foram bem sutis. Apesar de diversas renomeações e relançamentos de alguns tipos de cervejas, o nome e o estilo essencial da logo foi preservado. Hoje, a Stella Artois é consumida em mais de 80 países.

2 – Twinings Tea

Primeira utilização da logo: 1887

Fundação da empresa: 1709

A logo da empresa de chás Twinings Tea permaneceu idêntica por 227 anos, sendo utilizada continuadamente durante todo esse tempo. De acordo com o site da companhia, essa é a logo inalterada mais antiga do mundo. Outro fato extremamente notável é o fato da própria empresa nunca ter mudado de lugar, permanecendo ali desde sua fundação, em 1709.

3 – Bass Ale

Primeira utilização da logo: 1876

Fundação da empresa: 1777

A empresa de cervejas Bass Ale tem utilizado o mesmo triângulo vermelho de logo desde 1876, com um design bastante simples e direto. Pouquíssimas alterações foram realizadas com o passar dos anos, sendo que a bebida se tornou extremamente popular em 1890 – e qualquer um que visse o triângulo vermelho impresso nas garrafas já sabia qual era a bebida que estava lá.

  4 – Shell

Primeira utilização da logo: 1904

Fundação da empresa: 1833

A logo da Shell inicialmente não foi criada com o intuito de lembrar um dos serviços principais da empresa, que é fornecer combustível, porém para ilustrar as conchas que eram trazidas da Índia quando remessas de querosene eram enviadas ao país. Inclusive, as conchas ficaram tão populares que por alguns anos a Shell ficou mais conhecida por isso do que pelas outras atividades. Os campos de atuação da empresa mudaram muito hoje, porém pouco foi modificado da imagem original, sendo que as cores vermelho e amarelo foram aplicadas em 1915.

5 – Levi Strauss & Co.

Primeira utilização da logo: 1886

Fundação da empresa: 1837

A primeira logo da empresa, com dois cavalos puxando uma calça jeans, foi sinônimo de jeans por muitos anos no século 18. Há relatos que dizem que as pessoas chegavam às lojas e pediam pelas “calças com o desenho dos dois cavalos”. Devido ao poder que o logo adquiriu, o nome da empresa ficou conhecido como “The Two Horse Brand” até 1928, quando Levi Strauss oficializou o nome como “Levi’s”. Apesar da simplificação da logo devido à exclusão dos cavalos, o nome permaneceu inalterado.

6 – Johnson & Johnson

Primeira utilização da logo: 1887

Fundação da empresa: 1886

A Johnson & Johnson foi a primeira empresa dos Estados Unidos a distribuir curativos em massa pelo país, tornando-se bastante popular. A cursiva distintiva da identidade visual foi criada depois que os irmãos Johnson assinaram os papéis da fundação da empresa – e hoje é uma das logos mais reconhecíveis do mundo.

7 – Peugeot

Primeira utilização da logo: 1850

Fundação da empresa: 1810

Foi Justin Blazer quem projetou o desenho da primeira logo da Peugeot em 1847. A logo inicial sofreu algumas modificações, como a remoção da flecha sobre a qual o leão estava andando e a postura do animal. Essas modificações visuais também representam as próprias transições da empresa, que antes de produzir automóveis trabalhou como fabricante de aço e na produção de bicicletas.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: