O que aconteceria se o martelo de Thor fosse o mais pesado que já existiu

21/03/2014 às 05:441 min de leitura

Não há dúvidas de que o martelo de Thor – também chamado de Mjölnir – é um instrumento pesado e poderoso. De acordo com a Marvel, o martelo tem 19 quilos e foi forjado no coração de uma estrela que estava prestes a morrer. Mas e se o instrumento realmente tivesse sido feito a partir do material da estrela, o que aconteceria?

A resposta para essa pergunta mirabolante está no vídeo do canal Vsauce3, que você confere abaixo (com áudio e legenda em inglês). Para entender o raciocínio, precisamos imaginar que o instrumento seria construído a partir de uma estrela de nêutrons – que são corpos celestes supermassivos, extremamente compactos e de uma gravidade altíssima.

Fonte da imagem: Reprodução/Marvel Wikia

Para se ter uma ideia, uma porção de uma estrela de nêutron do tamanho de um cubo de açúcar teria a mesma massa que a humanidade inteira, ou seja, cerca de 400 milhões de toneladas. Agora imagine vários desses cubos juntos para que pudéssemos construir um martelo grande o suficiente para o deus nórdico. Assim, teríamos 4,6 trilhões de toneladas em um único instrumento – que é o mesmo que colocar 97 milhões de Titanics condensados em uma bola de futebol americano. Absurdo, não é mesmo?!

A nossa sorte é que Thor é forte e habilidoso, porque, se ele algum dia derrubasse seu martelo, ele causaria um efeito semelhante ao impacto do meteoro que atingiu a Terra há milhões de anos e dizimou os dinossauros. Mas esse não é exatamente o maior risco que o Mjölnir oferece. Só de ficar próxima a um objeto com um campo gravitacional tão forte, qualquer pessoa viraria pedacinhos em um processo que recebe o nome de espaguetificação.

A moral da história? Ainda bem que o Mjölnir não foi realmente feito de matéria estelar, ou um simples toque do martelo de Thor conseguiria destruir a humanidade muito mais rápido do que qualquer tentativa de Loki.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: