Conheça 5 super-heróis precursores e que marcaram história

23/03/2016 às 10:182 min de leitura

Se alguém te perguntasse agora: “Qual foi o primeiro super-herói criado?”, qual seria a sua resposta?  É possível que imediatamente viesse a sua memória o Super-Homem, que nesta semana estreia nos cinemas ao lado de Batman e promete ser um sucesso de bilheteria.

Lançado em abril de 1938 pela Action Comics, o Homem de Aço foi um dos primeiros super-heróis dos quadrinhos, porém, antes dele, tivemos vários personagens do mesmo estilo feitos para tiras de jornal. Um exemplo é o “O Fantasma”, que apareceu em fevereiro de 1936 combatendo o crime com sua máscara e identidade secreta.

Ainda temos o Zorro – você se lembra dele, certo? Sua estreia foi no seriado “A Maldição de Capistrano”, em 1919! Mas, antes desses, outros paladinos lutaram por justiça.

Você conhece a primeira mulher super-heroína? Ou talvez o primeiro super-herói negro ou asiático? Confira esta lista:

1. Spring-Heeled Jack – o primeiro super-herói

Se você quiser conhecer a origem do gênero, precisa voltar para o século 19, quando “Spring-Heeled Jack” corria pelas ruas da Inglaterra, com seus olhos em chamas e capacete com chifres. A princípio, o personagem foi tratado como um criminoso, mas em 1867, em “Spring-Heel'd Jack: The Terror of London”, sua história de homem injustiçado e que rouba dos ricos para dar aos pobres foi revelada. Entre os seus superpoderes, estavam as habilidades de cuspir bolas de fogo e dar saltos incríveis sobre os telhados das casas.

2. Fantomah – a primeira super-heroína

Em fevereiro de 1940, surgia a primeira supermulher: Fantomah, criada por Fletcher Hanks e publicada na Jungle Comics. Ela, que originalmente era uma princesa egípcia, teria sido ressuscitada para proteger as selvas da África.

Quando não estava defendendo a natureza, Fantomah era uma mulher loira e muito bonita. Porém, ao demonstrar os seus verdadeiros poderes, sua pele ficava azul, e seu rosto ganhava contornos cadavéricos. 

3. Tartaruga Verde – o primeiro super-herói asiático

Criação de Chu F. Hing, o Tartaruga Verde ganhou o seu próprio quadrinho em junho de 1941. O personagem era um exímio lutador, além de ótimo detetive. Depois de um tempo esquecido, em 2014, Gene Luen Yang e Sonny Liew lançaram seis edições do protagonista.

4. Pantera negra – o primeiro super-herói negro

Mesmo que o seu primeiro quadrinho tenha sido lançado em julho de 1966, o Pantera Negra ainda está na ativa e continua a conquistar fãs. Sua identidade secreta é a do príncipe de Wakanda – reino fictício.

Em 1972, temendo que o herói fosse associado com o grupo revolucionário “Panteras Negras”, a Marvel mudou o nome do personagem para “Leopardo Preto”. Por sorte, a alteração não durou muito tempo.

 5. Northstar – o primeiro super-herói gay

Northstar apareceu pela primeira vez em um quadrinho de X-Men, em abril de 1979. Seu alterego era Jean-Paul Beaubier, um campeão de esqui que ignorava qualquer mulher que demonstrasse interesse por ele. Apenas em 1992, Northstar finalmente disse “Eu sou gay”.

Você conhece algum outro super-herói pioneiro? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: