A linguagem corporal é mais importante do que você talvez pense. O seu corpo, muitas vezes, tem mensagens mais fortes do que as palavras que saem da sua boca. Grande parte do caminho para uma comunicação bem-sucedida vem de uma atenção aos movimentos de mãos, olhos, cabeça e da postura ao conversar com as pessoas.

 Algumas dicas para se comunicar melhor com o corpo: olhe nos olhos das pessoas enquanto conversa com elas, mas sem encarar demais; mexa as mãos enquanto fala, mas apenas como complemento para a mensagem a ser passada ou para potencializá-la e deixar a sua história atraente (utilize essa ferramenta, por exemplo, quando precisar descrever um objeto); não fique encurvado enquanto conversa sentado, mas também não opte por uma postura ereta que deixe os seus músculos tensionados.

 Além disso, procure sorrir mais e acenar a cabeça positivamente enquanto as pessoas falam com você (mas sem exageros, para você não parecer um pombo maluco). Para que você consiga transformar esses movimentos de mecânicos para automáticos, basta treinar intensamente em frente ao espelho. Desejamos a você uma boa sorte e que possa, cada dia mais, ter controle sobre a sua linguagem corporal.