Quiz: será que você sabe o nome desses animais exóticos?

03/12/2015 às 14:402 min de leitura

Todas as imagens mostradas neste quiz, por mais surreais que possam parecer, são de animais que, de fato, existem na natureza. Sem dúvidas, eles não são vistos com tanta facilidade em zoológicos e livros de biologia assim.

Depois de responder as nossas perguntas e descobrir se você manja mesmo de animais exóticos, confira a seguir um pouco sobre cada uma das espécies que citamos!

1. Pacu

Parentes das piranhas, os pacus geralmente são encontrados em rios da América do Sul. Entretanto, já foi registrada a existência deles em lagoas e rios da América do Norte e da Europa. Sua fama de “devoradores de testículos” se deve ao fato de eles possuírem dentes assustadoramente parecidos com os dos seres humanos! Reza a lenda que eles confundem os testículos de nadadores desprevenidos com alimentos. 

2. Saiga

Habitando vastas áreas dos continentes europeu e asiático, a saiga sofre crítica ameaça de ser extinta. Esse antílope com focinho idêntico ao do tamanduá-bandeira tem seu chifre bastante cobiçado pela medicina tradicional chinesa, o que obrigou que sua caça e seu contrabando fossem criminalizados pela legislação de lá.

3. Tubarão-babado

Esse é, certamente, um verdadeiro fóssil-vivo! A surpresa dos pescadores australianos ao encontrarem-no não foi à toa: era a primeira vez que um espécime desses havia sido capturado. Seu corpo, que lembra o de uma enguia gigante, possui cerca de 2 metros de comprimento e 300 dentes, divididos em 25 fileiras, compõe sua assustadora dentição!

4. Aye-Aye

Esse simpático bichinho, parente dos lêmures, habita as florestas de Madagascar. Para poder caçar larvas nos buracos das árvores, ele possui um dedo maior do que os outros. De hábitos noturnos, possui olhos bem adaptados para enxergar no escuro.

5. Lagartixa-satânica-cauda-de-folha

Pois é, as ciências naturais poderiam ter pegado leve na hora de nomear essa misteriosa lagartixa encontrada em Madagascar. Medindo entre 7,5 e 10 centímetros, ela ajusta a coloração do seu corpo de acordo com o ambiente em que ela se encontra. Uma hora ela pode ser vista na cor marrom e, na outra, surpreendentemente, se disfarçar de amarelo, verde, laranja ou rosa. É, com certeza, uma das maiores “mentirosas” do mundo animal!

6. Golfinho-do-irrawaddy

A característica mais marcante destes mamíferos de água doce é, sem dúvida, o formato mais arredondado do crânio, sem apresentar os típicos “bicos” dos golfinhos. Infelizmente, esse animal encontrado no Rio Mekong, no Sudeste da Ásia, tem se tornado cada vez mais raro. Em função da pesca predatória, existiam, em 2011, apenas 85 animais da espécie, segundo relatório divulgado pelo WWF.

7. Blobfish

De aparência gelatinosa e horripilante, o blobfish — espécie de peixe-bolha — pode ser encontrado abaixo de 1,2 mil metros de profundidade nas águas da Oceania. Para manter o “corpitcho”, ele se alimenta de caranguejos e lagostas e, por não ter nadadeiras bem definidas, ele deixa a correnteza o levar! Tamanha a sua feiura, ele foi considerado o animal mais horrendo do planeta pela Sociedade de Preservação dos Animais Feios. 

8. Sagui-imperador

Possuidor de bigodes invejados por toda a ordem dos primatas, o sagui-imperador vive nas florestas tropicais da América do Sul. Eles pesam cerca de 500 gramas e medem entre 35 e 42 cm. Com pelagem predominantemente da cor cinza e manchas amarelas no peito, suas mãos são pretas e sua cauda, marrom. Possui tufos de pelos brancos na face, que mais parecem fartos bigodes.

Existe algum animal exótico que você gostaria que fosse seu bichinho de estimação? Comente no Fórum do Mega Curioso!

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: