Algumas pessoas têm verdadeiro pavor só de pensar em aeroportos que, para elas, podem ser sinônimo de longas filas nos postos de controle de segurança, comida cara e muita espera. Porém, quem teve a sorte de embarcar ou desembarcar em um dos lugares que vamos citar concorda que a palavra "melhor" é totalmente apropriada para eles.

Os 10 melhores aeroportos do mundo receberam a maioria dos votos de mais de 12 milhões de passageiros em uma pesquisa administrada pela empresa Skytrax. O prêmio para esses lugares foi anunciado em uma exposição em Genebra, na Suíça. Os vencedores estão localizados principalmente na Europa e Ásia, com apenas um representante na América do Norte.

Não houve nenhum ganhador da Austrália, América do Sul ou África e, surpreendentemente, os Estados Unidos não entraram para a lista. Quer conhecer melhor esses lugares e, quem sabe, pensar até em uma visitinha? Venha com a gente e surpreenda-se com esses aeroportos que pouco parecem com os que você está acostumado.

01 — Singapore Changi Airport, Cingapura

Singapore Changi Airport recebeu o prêmio pela quarta vez desde que a premiação da Skytrax foi iniciada, tendo conquistado o título também em 2010. Além de ganhar o prêmio principal, ele foi nomeado Melhor Aeroporto da Ásia e Melhor Aeroporto de Lazer e Serviços por mais de 50 milhões de passageiros.

02 — Aeroporto Internacional de Incheon, Seul (Coréia do Sul)

Vencedor do ano passado, ele caiu para o segundo lugar nesse ano. Ainda assim, o principal aeroporto que serve a capital sul-coreana não é desleixado. Além de segundo lugar no prêmio principal, ele recebeu a medalha de Melhor Funcionário do Aeroporto de Serviços da Ásia e melhores prêmios internacionais como Aeroporto de Transferências em 2013.

03 — Amsterdan Schiphol Airport, Holanda

Pela primeira vez entre os três primeiros colocados desde que a premiação começou, este aeroporto ganhou notoriedade em parte devido ao seu processo altamente eficiente na transferência de serviços. Ele também ganhou honras de Melhor Aeroporto da Europa e Melhor Aeroporto da Europa Ocidental.

04 — Aeroporto Internacional de Hong Kong - Hong Kong

Em 2012, ele ficou em 3º lugar e agora caiu para 4º na votação geral de Melhor Aeroporto do Mundo em 2013. Apesar disso, o Aeroporto Internacional de Hong Kong manteve-se entre os favoritos entre os eleitores. Ele também foi classificado entre os cinco melhores entre todos os aeroportos em seis categorias diferentes.

05 — Aeroporto Internacional de Pequim, China

Ele só começou a operar em 2008 e aumentou o tráfego de passageiros a cada ano. No entanto, este aeroporto mantém seu lugar na 5º posição em 2012 e 2013 e também foi eleito o melhor aeroporto da China.

06 — Aeroporto de Munique, Alemanha

Para os viajantes que odeiam a alimentação de microondas oferecidas nos aeroportos do mundo inteiro, o Aeroporto de Munique apresenta alimentos que são um verdadeiro deleite para o paladar. Ele também ganhou o prêmio de Melhor Aeroporto da Europa Central e de Melhor Aeroporto com Experiência de Jantar.

07 — Aeroporto de Zurique, Suíça

Se você já teve a sua bagagem perdida, vai adorar saber que o Aeroporto de Zurique é um vencedor na categoria Melhor Aeroporto com Bagagens Entregues, além de marcar o 7º lugar na votação do prêmio geral. Ele também ganhou como Melhor Funcionário de Serviços do Aeroporto na Europa.

08 — Aeroporto Internacional de Vancouver, Canadá

Mesmo acabando em 8º lugar, o Aeroporto Internacional de Vancouver é o único representante da América do Norte na lista de melhores aeroportos do mundo. Ele melhorou uma posição, já que, em 2012, ficou em 9º lugar, mas manteve o prêmio de Melhor Aeroporto da América do Norte.

09 — Aeroporto Internacional de Tóquio, Japão

A nova entrada na lista dos dez melhores aeroportos do mundo é o Aeroporto Internacional de Tóquio. Ele ficou em primeiro lugar na categoria Melhor Aeroporto Doméstico em 2012 e também recebeu como Melhor Limpeza em Aeroporto.

10 — Aeroporto Londres Heathrow, Inglaterra

Completando a nossa lista está o Londres Heathrow, ganhando o seu lugar em grande parte devido ao seu considerável Terminal 5 (também conhecido como T5), inaugurado em 2008. Também ganhou o prêmio de Melhor Terminal de Aeroporto. Ele passou por uma grande reforma e todos os seus esforços foram recompensados com a premiação.