Jesus teria sido crucificado em posição diferente da que todo mundo pensa?

11/04/2014 às 12:311 min de leitura

Um dos símbolos mais reconhecidos do cristianismo é a imagem de Cristo crucificado na qual ele aparece preso à cruz com os braços abertos em forma de “T”. No entanto, segundo o New Scientist, registros históricos apontam que nem todo mundo era pregado à cruz dessa forma, com os membros estendidos na altura dos ombros, e inclusive existem figuras e pinturas que retratam Jesus com os braços posicionados acima da cabeça, formando um “Y”.

Aliás, de acordo com a matéria, novas análises realizadas com o Santo Sudário — relíquia histórica que muitos cristãos acreditam ser o tecido que envolveu o corpo de Jesus — sugerem que o homem envolto nesse material teria sido crucificado com os braços mais elevados, formando um “Y”, e não um “T”. Confira o vídeo a seguir:

De acordo com o New Scientist, os pesquisadores analisaram minuciosamente as manchas de sangue deixadas no Sudário para, desta forma, tentar determinar como o sangue de um indivíduo escorreria dependendo da posição na qual ele se encontrava preso à cruz. Os cientistas concluíram que o sangue presente no manto de Turim corresponde às manchas deixadas por alguém crucificado com os braços mais elevados, formando um “Y”.

Fonte da imagem: Pixabay

Os pesquisadores também concluíram que essa posição, além de dificultar a respiração do crucificado — e provavelmente provocar sua morte por asfixia —, resultaria muito mais dolorosa do que a posição em “T”.

Evidentemente, muita gente acredita que o Santo Sudário seja uma farsa criada durante a idade média. Caso seja assim, a descoberta sobre as manchas pode ser uma evidência de que os criadores do manto realmente desejavam enfatizar a dor e o sofrimento de Cristo. De qualquer forma, a descoberta também abre novas possibilidades para a discussão sobre como a crucificação pode ter acontecido e como Jesus morreu.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: