Uma das imagens mais antigas de Jesus é encontrada – e ele está sem barba!

07/10/2014 às 07:091 min de leitura

Se você tiver que imaginar a figura de Jesus Cristo é bem possível que pense no homem barbudo de cabelos compridos, afinal essa é a figura mais popular do filho de Deus, não é mesmo? É por isso que uma imagem descoberta recentemente por arqueólogos na Espanha acabou virando notícia.

Uma das imagens mais antigas de Jesus Cristo, gravada em uma placa de vidro, que aparentemente foi feita no século IV d.C., mostra um Jesus sem barba, com cabelo curto e encaracolado, usando uma espécie de toga e cercado por dois homens que aparentam ser os apóstolos Pedro e Paulo. Os três têm halos sobre suas cabeças.

Detalhes

A placa de vidro mede pouco mais de 20 cm de diâmetro e, ao que tudo indica, era utilizada em rituais religiosos. O material foi encontrado despedaçado, em um edifício em Cástulo. Segundo Marcelo Castro, um dos responsáveis pela escavação, a construção teria sido erguida na segunda metade do século IV – o local aparentemente foi abandonado cerca de um século depois.

O material já é a representação de Cristo mais antiga encontrada em território espanhol. A placa, felizmente, está em bom estado de conservação – cerca de 80% de seu estado original já foi recuperado. Castro chama a atenção para características que comprovam que a figura retratada é realmente a de Jesus: a arte sacra da época dava ênfase ao líder cristão, colocando-o sempre ao centro e geralmente cercado por outras figuras católicas.

Jesus aparece também segurando uma cruz, um dos símbolos cristãos mais fortes, que representa a ressurreição. Além disso, ele estaria segurando as escrituras na outra mão, assim como os apóstolos ao seu lado. Para quem quiser ver a imagem de perto, ela está em exposição no Museu Arqueológico de Linares.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: