Seu emprego pode deixar de existir na próxima década

16/01/2015 às 09:503 min de leitura

Com o passar dos anos e com as novas tecnologias que surgem, é normal que alguns empregos sejam extintos e novos sejam criados. Praticidades que temos hoje, como caixas eletrônicos ou objetos produzidos em escala industrial, facilitaram a nossa vida, mas mudaram a demanda de trabalho. É o ciclo natural que só é acelerado conforme a tecnologia evolui.

A capacidade de processamento de computadores está cada vez maior, e o campo da robótica avança a cada dia, então é possível que muitas das vagas que estão disponíveis no mercado hoje comecem a ser abandonadas, e seus funcionários, substituídos por máquinas.

Podemos afirmar que ninguém é totalmente insubstituível, mas será que a função que você exerce no trabalho poderia ser executada por um robô?

Vagas de emprego para robôs

A substituição de humanos por máquinas não será total e dependerá de inúmeros fatores, como demanda de mão de obra, segurança (alguns empregos são tão perigosos que, para evitar acidentes, robôs poderiam fazer o trabalho), custo do novo maquinário e investimento em tecnologia para uma área específica.

Porém, uma pesquisa feita pela CBRE e Genesis indica que as mudanças que estão ocorrendo alteram a maneira como o mercado de trabalho funciona e que é possível que até 50% das vagas que existem hoje sejam extintas na próxima década.

Isso indicaria que os empregos evoluiriam e as pessoas iriam para áreas mais criativas, deixando o trabalho braçal para computadores, robôs e máquinas.

Robô Xenex, criado para eliminar vírus através de raios UV

Os robôs que já existem

Os primeiros que vêm à mente talvez sejam os robôs da indústria, principalmente da automobilística, que fazem trabalhos repetitivos e pesados, porém existem algumas máquinas que executam atividades delicadas ou cargos que, pelo menos aqui no Brasil, ainda são tradicionalmente executados por humanos.

Um exemplo bem divertido de assistir é o caso dos robôs confeiteiros que já mostramos aqui no Mega, ou estes robôs que preparam e servem comida na China.

Porém, em um uso que já é bem comum em outros países, máquinas substituem caixas de supermercado: você passa o código de barras de cada produto na máquina, os empacota e depois é só passar o cartão ou inserir as notas ou moedas para efetuar a compra.

Avatares robóticos

Pensando um pouco em ocupações menos mundanas, a Curiosity, a sonda espacial enviada pela NASA para estudar Marte, faz pesquisas à distância e é praticamente um robô astronauta controlado por cientistas na Terra.

Mais sondas como esta podem ser enviadas para fazer estudos em áreas remotas já que, diferente de humanos, não há a necessidade de se preocupar com a viagem de retorno, alimentação e efeitos colaterais da gravidade diferente no organismo.

O que os analistas antecipam

Segundo especialistas, uma área que provavelmente seria invadida por robôs é a de limpeza. Eles recolheriam lixo, especialmente resíduo hospitalar ou tóxico, que tem efeitos nocivos à saúde humana, além de efetuar limpeza em ambientes contaminados por doenças infectocontagiosas.

Também estão ameaçados empregos na agricultura, que cada vez mais está sendo dominada por enormes máquinas, para o bem da saúde de centenas de trabalhadores rurais que sofriam com intoxicações por produtos químicos.

Além desses, operadores de máquina de costura na indústria têxtil, operadores de telemarketing, datilógrafos e carteiros. Estes últimos, com alguma sorte, serão substituídos por drones de entrega.

Mesmo se o seu emprego não estiver na lista, não é bom comemorar agora e acreditar que você está seguro. As evoluções tecnológicas podem ir além do que estimam os especialistas, e sempre é bom ter um plano B para evitar o desemprego.

Como garantir sua empregabilidade

Seja uma pessoa insaciável por diferentes conhecimentos, com habilidades multidisciplinares. Quanto mais ampla for a sua visão do mundo, e mais flexível você for para aceitar inovações e sair da sua zona de conforto, melhor.

Ser uma pessoa de mente aberta que procura soluções para problemas em diferentes ângulos e de maneiras não ortodoxas é sempre um diferencial interessante.

E se você não percebe essas características em si mesmo, talvez seja hora de começar a cultivar essas habilidades. Em um mundo onde as suas maiores rivais são máquinas eficientes e capazes de exercer várias funções, a criatividade é essencial, muito mais do que qualquer jeitinho brasileiro.

Você sabe com quais outras questões do futuro deveríamos estar preocupados, segundo especialistas? Veja neste especial do Mega Curioso.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: