Descubra o que a Cassini “ouviu” após seu mergulho pelos anéis de Saturno

04/05/2017 às 11:182 min de leitura

Conforme nós aqui do Mega Curioso contamos em uma matéria no começo desta semana, a sonda espacial Cassini da NASA deu início a uma série de 22 mergulhos pelos anéis de Saturno — que devem culminar com o fim (suicida) de sua missão no gigante gasoso, programado para o dia 15 de setembro.

O primeiro desses mergulhos aconteceu no dia 26 de abril e foi bastante celebrado pelos cientistas da NASA, uma vez que a pequena nave atravessou uma região repleta de partículas (enquanto viajava a 124 mil quilômetros por hora!) sem sofrer danos — e inclusive capturou imagens inéditas durante a travessia. Pois, agora, a agência espacial divulgou os sons que a Cassini “ouviu” depois de concluir a manobra.

Sons do espaço

De acordo com Bec Crew, do site Science Alert, é importante ressaltar que os sons registrados pela sonda espacial não são os mesmos que um ser humano ouviria se — hipoteticamente — ele estivesse passeando por aquelas bandas do Sistema Solar e resolvesse dar um mergulho pelos anéis de Saturno.

Na verdade, a sonda não capturou ondas sonoras — como se fosse um gravador convencional —, mas sim ondas de rádio e plasma que, mais tarde, foram convertidas em som pelo pessoal da NASA. A seguir, você pode conferir o que a Cassini registrou quando chegou à região entre os anéis e Saturno:

Mas, se a Cassini não captura ondas sonoras, o que exatamente são esses ruídos que ela registrou? Segundo o pessoal do Sci-News, os barulhos acima representam o impacto de centenas de partículas de poeira contra as antenas da sonda. Acontece que, quando esses minúsculos fragmentos colidem com os instrumentos, eles são vaporizados — e essas pequenas explosões geram sinais elétricos que são capturados pelos equipamentos.

Curiosamente, os cientistas esperavam que os instrumentos fossem ser atingidos por um número muito maior de fragmentos — e ficaram torcendo para que nenhum objeto de maior tamanho colidisse contra a sonda. Contudo, após analisar o que a Cassini registrou durante o mergulho, o pessoal da NASA concluiu que tudo o que ela encontrou pelo caminho foi um grande vazio e partículas não maiores do que as de fumaça.

Aliás, de acordo com Rae Paoletta, do site Gizmodo, a Cassini concluiu seu segundo mergulho no dia 2 de maio com sucesso, e o terceiro deve ocorrer na próxima terça-feira, dia 9. E até que a NASA divulgue mais informações sobre as manobras, nós deixamos você com um novo vídeo que a agência espacial postou da primeira manobra:

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: