Por que as mulheres ficam com os seios doloridos antes da menstruação?

09/05/2019 às 07:001 min de leitura

O corpo feminino passa por uma constante montanha-russa hormonal desde a primeira vez que menstrua. Sempre que o útero precisa se preparar para perder sangue, a mulher sente literalmente na pele as mudanças pelas quais seu corpo passa.

São espinhas, oleosidade, dores musculares, oscilações de humor, maior vontade de comer certos alimentos e para muitas delas, dores e inchaço na região das mamas – esse último sintoma às vezes é acompanhado de uma leve e constante dorzinha nas costas.

É claro que algumas mulheres não apresentam qualquer sintoma – sorte a delas! –, assim como algumas só sentem um ou outro. De qualquer forma, é bacana saber o que acontece com o corpo feminino nessa época fatídica do mês, até mesmo porque, para a nossa alegria, existem meios de reduzir o sofrimento.

Não é fácil

Como dissemos anteriormente, isso tudo tem a ver com os níveis hormonais, especialmente do estrogênio e da progesterona, que são produzidos em maior quantidade para preparar o revestimento do útero. Essa produção de hormônio em grandes escalas acaba estimulando os tecidos da região mamária, que ficam inchados e doloridos.

O que você pode fazer para amenizar o incômodo é praticar atividades físicas leves, como uma boa caminhada – o ideal, nesses dias, é usar algum top de academia, que seja confortável e que dê sustentação. Nada de usar sutiãs apertados demais!

Em relação à alimentação, reduzir a quantidade do consumo de sal também é uma boa ideia, afinal ele retém líquido e nos deixa ainda mais inchadas. Também é bom pegar leve na hora de consumir itens como café, refrigerante e, por mais triste que seja saber disso, chocolate.

Para aliviar as dores de modo geral, e se você não tiver qualquer problema em tomar medicamentos, você pode optar por algum comprimido que tenha ibuprofeno. E aí é só esperar que a menstruação chegue, com ou sem cólica, para que, depois do fim do seu período, seu corpo fique confortável por mais uns 20 dias antes de começar tudo de novo...

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: