O que você precisa saber sobre as tirinhas brancas do peito de frango

21/08/2017 às 08:491 min de leitura

Uma xícara de peito de frango em cubinhos contém, em média, 43 gramas de proteína, que é uma substância que nos ajuda a manter nossa musculatura saudável e que, de quebra, proporciona a tão sonhada sensação de saciedade depois de uma refeição, e é por isso que pessoas que comem carne precisam aprender a escolher bem o item que colocam no carrinho do mercado.

No caso específico do peito de frango, é bem possível que você já tenha reparado que esse tipo de corte tem uma linha branca vertical na região superior esquerda, certo? Mas você sabe o que essa linha significa?

De acordo com um relatório recente, do Oxford Academic, podemos consumir essa tirinha branca normalmente, mas quanto mais ela for larga e visível, mais provavelmente o frango passou por um processo para que engordasse em pouco tempo.

Faz diferença

Na imagem acima, divulgada pelo San Francisco Globe, o frango A está com a tirinha normal. O peito da figura B já apresenta a tirinha em teor moderado e o C, bastante alterado. Só para você ter ideia, essa alteração significa que o frango tem muito mais gordura – 224% a mais, no caso da figura C. Além da gordura em excesso, esse tipo de carne é mais dura também.

De acordo com o relatório, a taxa de crescimento das galinhas aumentou 400% desde 1957, e, ainda que esse aumento tenha a ver com a seleção genética pela qual essas aves foram submetidas, não se pode negar que, em alguns criadouros, há também a administração de hormônios.

Ainda que não haja um problema real relacionado ao consumo dessas carnes, quem se preocupa com o tratamento dado aos animais criados pode se atentar a esse tipo de detalhe.

Atualização: Alguns leitores nos lembraram que, no Brasil, não é viável a utilização de hormônios na criação de frango, e de acordo com esta publicação, do MSD Saúde animal, nem os frangos nem os ovos produzidos no Brasil contêm hormônios. A pesquisa citada no texto é de Oxford, na Inglaterra.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: