7 hábitos comuns que deixam você vulnerável na internet

23/08/2017 às 08:092 min de leitura

1 – Abrir emails de um endereço estranho

O problema mesmo está em clicar em links ou em documentos anexos. Muitas vezes, é dessa maneira que você acaba revelando suas informações de conta ou infectando seu computador com um malware ou ransomware. Nada de confiar em qualquer email, hein, inclusive naqueles que parecem ser de agências bancárias ou lojas conhecidas. Se ficou na dúvida, entre em contato com o banco ou a loja em questão por telefone, antes de clicar no link.

2 – Você compartilha muita informação pessoal em redes sociais

Ainda que atualizar status nas redes sociais seja comum para muita gente, é preciso ter em mente que, especialmente no caso de posts públicos, pessoas mal-intencionadas podem ter acesso a informações da sua vida e, a partir delas, chegar a meios de conseguir suas senhas ou, em caso mais grave, planejar crimes contra você ou sua família.

Na dúvida, não torne públicas informações como seu aniversário, seu endereço, a escola que seus filhos frequentam e o compartilhamento da sua localização atual. Quando estiver viajando em férias, não deixe essa informação pública também e, por mais difícil que seja, tente postar fotos só quando retornar.

3 – Você usa WiFi público regularmente

Se você precisar usar uma internet pública, nunca faça login em bancos ou contas de redes sociais. É bacana usar uma rede privada virtual (VPN) para proteger dados que sejam confidenciais.

4 – Você aceita convites de amizades de pessoas desconhecidas

Tudo bem que a internet possibilita que você mantenha contato com quem está longe e que, além disso, conheça pessoas novas. A questão é que nem sempre é prudente aceitar solicitações de amizades de gente que você nunca viu na vida – existem muitos stalkers que criam perfis falsos para se aproximar de pessoas a respeito de quem eles querem obter informações. Antes de adicionar alguém que você não conhece, dê uma boa olhada no perfil dessa pessoa e veja se vale a pena compartilhar informações da sua vida com ela.

5 – Usar a mesma senha para várias contas

Suas senhas precisam ser bem elaboradas e, se possível, você deve trocá-las de tempos em tempos. Usar a mesma senha para email, contas bancárias e e redes sociais, por exemplo, não é uma boa ideia, até mesmo porque, se alguém descobrir uma dessas senhas, essa pessoa pode acabar tendo acesso a outras contas, e isso não é nada legal.

6 – Ignorar atualizações de segurança

Tudo o que você usa online – sistemas operacionais, navegadores, aplicativos e programas – é alvo de tentativas de ataques constantes e, por isso, esses programas costumam sofrer atualizações frequentemente, para reparar falhas de segurança e impedir que você seja vítima de algum ataque virtual. Ou seja: é importante não ignorar as atualizações de segurança que a sua máquina ou o seu navegador solicitarem.

7 – Você usa preenchimento automático

Tudo bem, esse método realmente poupa tempo e, assim, você não precisa ficar digitando seus dados toda vez que fizer alguma compra online, por exemplo. O problema é que armazenar seu nome, seus dados bancários e seu endereço em algum espaço virtual é algo que deixa você completamente vulnerável online.

Para evitar transtornos, certifique-se de desabilitar o preenchimento automático no seu navegador, mesmo que isso signifique que você vai demorar alguns minutos a mais para finalizar uma compra. Pode ter certeza que é por um bom motivo.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: