9 coisas que você precisa saber sobre a obesidade

03/09/2017 às 08:002 min de leitura

1. Uma combinação de fatores

A rigor, a obesidade nada mais é do que um desequilíbrio entre a quantidade de calorias consumidas e gastas por um corpo. Ou seja, ao mesmo tempo que aumenta a ingestão de alimentos com altos índices calóricos, cresce o número de pessoas cujos estilos de vida impedem que essas calorias sejam queimadas.

2. Dois pesos, duas medidas                               

Estima-se que, no mundo todo, 925 milhões de indivíduos estejam sofrendo com a desnutrição e a escassez de alimentos; por outro lado, existem 1,5 bilhão de pessoas — quase a população inteira da China — com sobrepeso ou obesidade.

3. Distribuição geográfica dos obesos no mundo

Os maiores índices de obesidade são verificados nos países com maior índice de desenvolvimento humano do planeta, com destaque para os Estados Unidos. Lá, 40% das mulheres e 35% dos homens são considerados obesos. Apenas para efeito de comparação: no Brasil, a obesidade atinge 18,2% das mulheres e 17,9% dos homens, conforme apontou estudo da Vigitel.

4. A ligação entre obesidade e fertilidade

De acordo com uma pesquisa feita pelos Institutos Nacionais de Saúde (National Institutes of Health, NIH), o excesso de peso reduz as chances de uma mulher engravidar. O estudo relacionou a obesidade a um aumento no número de norte-americanas com menos de 25 anos com problemas de fertilidade.

5. Mortes em decorrência do excesso de peso

Em um relatório divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a obesidade figura como a quinta causa que mais leva pessoas a óbito no planeta. Para a entidade, 2,8 milhões de adultos morrem anualmente em decorrência de complicações provocadas pela doença.

6. A falta de sono contribui para a obesidade infantil

Em um estudo publicado no periódico Pediatrics, crianças que dormem pouco nos primeiros 5 anos de vida têm mais chances de, a partir dos 7 anos de idade, acumular gordura na região abdominal.

7. Siga à risca o ditado “Coma o café da manhã como um rei”

Depois de ficar uma noite inteira sem ingerir uma caloria sequer, o seu corpo precisa de energia para despertar. Se você deixar de tomar o café da manhã, seu nível de glicose no sangue vai ficar muito baixo, e um órgão específico será fortemente afetado: o cérebro.

8. Alguns cálculos difíceis de lidar

Para queimar as calorias provenientes de um generoso combo com hambúrguer, batatas fritas e refrigerante, você teria que se lançar em uma caminhada com, no mínimo, 7 horas de duração.

9. E como fazer para mudar velhos hábitos?

Começar uma dieta aliada à prática de exercícios físicos pode parecer difícil no começo, mas, com determinação e acompanhamento de um nutricionista, você vai ver que é a melhor escolha que você poderia ter feito.

Se a vergonha de ir para a academia falar mais alto, procure lugares onde o público seja mais a sua cara ou pesquise os horários menos badalados. Você vai ver que as mudanças vão aparecer não apenas no seu reflexo no espelho, mas também na maneira como você encara a sua vida. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: