Você quase morre de sono no início da tarde? Este pode ser o motivo!

25/08/2017 às 09:352 min de leitura

Você é do tipo que, depois do almoço, lá pelo meio da tarde, quase morre de sono e trava verdadeiras batalhas para manter os olhos abertos? Saiba que você não está sozinho nessa briga contra a leseira vespertina e, agora, parece que descobriram o motivo de essa poderosa preguiça nos pegar de jeito.

Expectativas e recompensas

De acordo com Noel Kirkpatrick, do site Mother Nature Network, pesquisadores australianos conduziram um estudo recentemente no qual descobriram que uma área do cérebro associada com o “sistema de recompensa e reforço” tem a atividade drasticamente reduzida no início da tarde — em comparação ao nível de atividade registrada pela manhã ou à noite. A região em questão fica na base frontal do órgão e é chamada putâmen esquerdo.

(Swinburne University of Technology, Austrália)

Mas, o que é esse tal de “sistema de recompensa e reforço”? Ele se refere a um grupo de estruturas neurológicas que desempenham funções essenciais para a sobrevivência, fornecendo a motivação necessária para que os indivíduos consigam desempenhar determinadas ações ou comportamentos.

Esse sistema é composto por elementos emocionais, motivacionais e cognitivos, que correspondem ao prazer provocado pelas recompensas ou desagrado causado pelas punições, à motivação para obter as recompensas ou evitar as punições e ao aprendizado conquistado por meio das nossas experiências.

(Dealer Solutions Magazine)

Pois bem, e o que o sistema de recompensa e reforço tem a ver com a leseira vespertina? Segundo os cientistas, esse grupo de funções cerebrais também é governado pelo ritmo circadiano — isto é, pelo nosso “relógio biológico” —, assim como os hormônios responsáveis por nos manter acordados ou por fazer morrer de sono, e sofre variações durante o dia.

Soninho

Conforme mencionamos anteriormente, a pesquisa apontou que a atividade no putâmen esquerdo cai dramaticamente durante a tarde, certo? Os cientistas argumentam que isso ocorre porque, provavelmente por conta de questões evolutivas, o nosso cérebro fica mais na expectativa por recompensas pela manhã e à noite — e, portanto, mais acordadão — do que à tarde, quando ele parece mais de boa, o que acaba tendo efeito sobre a nossa disposição.

(The Brunette Diaries)

Difícil de entender? Para explicar o raciocínio, os pesquisadores fizeram um paralelo com a forma como nós geralmente reagimos diante de dois tipos de festa de aniversário. Quando elas são surpresa, nosso cérebro precisa trabalhar um pouco mais para contextualizar o que está acontecendo — afinal, fomos surpreendidos pelo evento. No entanto, caso se trate de uma festa agendada, como o aniversário é algo esperado, o nosso cérebro não tem tanto assim para processar.

E de onde veio isso? Segundo Ben Tinker, da CNN, os pesquisadores acreditam que essa variação na atividade cerebral pode ser uma herança evolutiva da época em que os nossos ancestrais eram caçadores-coletores — e se aventuravam no exterior durante o dia para caçar e evitavam correr riscos desnecessários à noite.

(The Epoch Times)

O interessante é que entender como esse mecanismo funciona pode auxiliar os cientistas a determinar como o sistema de recompensa e reforço varia durante o dia e usar esse conhecimento não só para a ajudar as pessoas a planejar melhor suas rotinas, mas também para desenvolver tratamentos mais eficazes para quem sofre de várias condições psicológicas, entre elas o transtorno bipolar e a depressão.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: