Sorvete no café da manhã pelo jeito é um bom negócio

30/08/2017 às 03:162 min de leitura

Tomar sorvete no café da manhã parece coisa de criança e talvez seja mesmo. O que não se pode negar é que todo mundo tem uma criança interior que, a gente sabe, adorou essa ideia.

Se você é daquelas pessoas que gosta de ter uma comprovação científica por trás das coisas que precisa fazer, comemore: essa ideia do sorvete fez parte de um experimento realizado por Yoshihiko Koga, professor da Universidade de Kyorin, em Tóquio, no Japão.

Basicamente, ele descobriu que a troca do cereal matinal, comum no café da manhã de muitas pessoas, por sorvete é algo positivo, capaz de nos beneficiar em termos de saúde mental, nos deixando mais alertas e com uma boa capacidade de raciocínio.

Para ter certeza disso, Koga observou dois grupos de pessoas: um deles se alimentava cedo com cereais matinais e o outro, com sorvete. Depois, essas pessoas se submeteram a exames para avaliar suas atividades cerebrais e os resultados desses exames foram comparados.

Resultados

Todos os participantes precisaram fazer uma série de exercícios de raciocínio, e o que se viu foi que o grupo de pessoas que tomou sorvete logo cedo se saiu melhor na hora de processar as informações de cada atividade – além disso, tiveram maiores níveis de ondas alfa, que indicam bom estado de alerta.

O pesquisador ainda fez outro teste e, dessa vez, trocou o sorvete dos participantes por água gelada, para checar se os resultados tinham a ver apenas com a temperatura do que se consome. Adivinha só? A pontuação foi maior na fase do sorvete mesmo.

É claro que isso é uma boa notícia, mas você não deve começar a comer sorvete todas as manhãs, especialmente se tem diabetes ou se quer emagrecer. Katie Barfoot, pesquisadora de nutrição e psicologia, explica que nosso cérebro precisa de glicose para funcionar bem, e que é por isso que um alimento rico em açúcar nos deixa mais alerta, mas que isso não justifica começarmos nossos dias pela sobremesa.

De qualquer forma, naquele dia de férias no verão, você pode trazer essa pesquisa à tona na hora do café da manhã, se divertir um pouco, tomar um belo sorvete sem culpa e ainda levar a fama de pessoa mais bem informada do recinto.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: