O que nos deixa tão felizes quanto comer 2 mil barras de chocolate?

30/08/2017 às 04:562 min de leitura

Um estudo recente, realizado no Reino Unido, buscou descobrir que fatores fazem com que as pessoas fiquem felizes e tenham o que os cientistas chamaram de “valores impulsionadores de humor”. Por meio de exames que avaliam imagens cerebrais e frequências cardíacas, os pesquisadores buscaram medir o nível de felicidade de um grupo de voluntários.

Um exercício, no entanto, superou todas as coisas que geralmente deixam as pessoas felizes. Essa atividade específica deu aos participantes o estímulo cerebral de quem comeria 2 mil barras de chocolate ou recebia a notícia de que tinha ganho uma boa quantia em dinheiro. Que exercício é esse? Sorrir.

=)

A verdade é que mostrar os dentes por aí é algo que tem a capacidade de melhorar nosso humor, mesmo quando estamos em um momento não muito feliz. Isso foi comprovado em outro estudo, realizado em 2009, que mostrou que, quando sorrimos, as regiões cerebrais responsáveis pela sensação de felicidade começam a ser ativadas.

Além disso, sorrir nos faz viver mais, sabia? E quem descobriu isso foi um grupo de cientistas da Universidade Estadual de Wayne que, ao analisar fotos antigas de jogadores de baseball, chegou à conclusão de que aqueles que apareciam sorrindo mais tiveram uma vida em média 7 anos mais longa do que os que estavam sempre sérios.

Seguindo essa mesma linha de análise de fotos antigas, pesquisadores da UC Berkeley analisaram fotos de livros escolares antigos e concluíram que a largura do sorriso dos alunos tinha relação com a sensação de bem-estar que eles sentiam – as pessoas com sorrisos maiores nas fotos do colégio se tornaram adultos mais bem-sucedidos, realizados e felizes.

Tem mais!

Sorrir é também uma forma de as outras pessoas nos julgarem melhor, já que nos consideram simpáticos e corteses quando nos encontram sorrindo – além disso, elas nos julgam pessoas mais competentes.

Em termos percentuais, a pesquisa revelou que 14% das pessoas sorriem menos de cinco vezes ao dia e que mais de 30% das pessoas sorriem mais de 20 vezes todos os dias. Quem sorri mais entre todas as pessoas? As crianças, é claro, que chegam a distribuir quase 400 sorrisos por dia.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: