Pesquisa revela quais são os malefícios do consumo moderado de álcool

04/09/2017 às 07:092 min de leitura

Todo mundo sabe que o consumo contínuo e excessivo de bebidas alcoólicas causa sérios danos à saúde, mas pouco se sabe sobre os malefícios do consumo moderado de álcool.

Para entender melhor essa questão, um estudo recente, divulgado pelo British Medical Journal, analisou os efeitos da ingestão moderada de bebidas alcoólicas em um grupo de 550 pessoas que consomem cinco taças de vinho ou quatro copos de cerveja por semana.

Os resultados revelaram que essas pessoas têm uma redução de volume no hipocampo, uma região cerebral ligada às tarefas de memória e aprendizado. Ainda que algumas pesquisas já tenham nos levado a crer que o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente de vinho, pode fazer bem à saúde, isso não é um consenso entre os pesquisadores da área.

Más notícias

Nesse novo estudo, os pesquisadores analisaram exames cerebrais dos participantes, sempre levando em conta outros fatores que podem contribuir com os resultados, como idade, tabagismo e histórico de outros problemas de saúde.

Com 30 anos de dados coletados, o que se viu foi que o consumo aumentado de álcool está ligado à atrofia do hipocampo, prejudicando conceitos de memória e navegação espacial.

Obviamente, as pessoas que consumiram mais álcool e em maior frequência apresentaram danos cerebrais ainda mais sérios, mas quem bebeu pouco ainda assim teve três vezes mais chances de desenvolver danos cerebrais em comparação às pessoas que não bebem nada.

Falta mais pesquisa

Ainda não se pode dizer, no entanto, que todas as pessoas que bebem moderadamente terão algum tipo de doença cerebral. O estudo possivelmente servirá como base para outras pesquisas que deverão ser realizadas dentro do mesmo tema, inclusive no que diz respeito ao consumo prolongado de altas doses de álcool.

De qualquer forma, é bom ter em mente que o álcool, ainda que em quantidades moderadas, é tóxico ao corpo humano e pode nos causar problemas sérios de saúde. A longevidade é assunto novo na história da humanidade, e o que tem se observado é que o consumo frequente de bebidas alcoólicas está ligado a doenças mentais que afetam o cérebro de pessoas idosas, por isso é essencial se preocupar com esse assunto desde a juventude.

Meia taça de vinho por dia contém uma dose alcoólica considerada segura para o consumo de uma pessoa adulta, mas isso não significa que traga algum benefício também. Pode não ser a melhor notícia do mundo, mas precisamos aprender a lidar com isso.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: