5 vantagens imperdíveis das academias ao ar livre

22/09/2017 às 14:483 min de leitura

Da estação das flores para o verão é apenas um pulo, e nessa transição de ciclos, associada aos dias ensolarados e com temperaturas mais amenas, as pessoas se sentem mais estimuladas a sair de casa e fazer atividades relacionadas à saúde. As praças, além de serem um excelente lugar para as crianças brincarem e para a gente passear com os animais de estimação, têm um grande potencial de se tornar locais para a prática de exercícios, alongamentos e musculação.  

Confira abaixo algumas dicas e vantagens das academias em praças públicas:

1. Não tem mensalidade

Academias são uma excelente ferramenta para manter seu corpo ativo, mas elas têm custo: algumas com preços mais populares, mas outras com valores bem expressivos. Assim, sempre é necessário separar um dinheiro mensal para frequentá-las.

Dessa maneira, as academias instaladas em praças alcançam todos os públicos sem que eles tenham que se preocupar em colocar a mão no bolso, já que são de graça. Os equipamentos são eficientes e com diversas modalidades, além de possuírem manual de orientação.  Algumas empresas e prefeituras inclusive investem em instrutores.

Academia

2. Integração social

As academias ao ar livre se localizam próximas de parquinhos, quadras, ciclovias, bancos, árvores e demais áreas verdes. Assim, dá para tirar as crianças de frente da televisão e do computador, permitindo que elas explorem novos cenários e corram soltas, enquanto os outros membros da família e amigos podem se envolver em nas atividades físicas.

Essas diferentes possibilidades atraem as pessoas, afinal elas podem ir ao mesmo local e não necessariamente fazer as mesmas atividades – é um programa que agrada a todos! Essa reunião das pessoas dos arredores promove a integração da comunidade.

Academia

3. A terceira idade ganha força e movimento

Com a vantagem de uma área verde em local aberto, a academia montada na praça traz uma série de benefícios aos idosos, como, por exemplo, melhoria nas limitações da idade. Os aparelhos instalados são grandes aliados para ativar as articulações e a força muscular, deixando os idosos com o corpo mais resistente. Isso ameniza o impacto de uma queda e evita dores na coluna, nos ombros e nas articulações.

Além de o corpo ficar mais flexível, outros benefícios são apontados por fisioterapeutas, como agir na inflamação e ajudar no tratamento de quem sofre de tendinite e bursite. Sem contar que quando os idosos se exercitam ao ar livre, eles produzem vitamina D, jogam conversa fora e fazem novas amizades.

Academia

4. Motivação em grupo

Os aparelhos são indicados para maiores de 12 anos e geralmente simulam movimentos de barco a remo, esqui, surfe, cavalgada e caminhada. Esses equipamentos às vezes parecem uma grande brincadeira, embora os exercícios praticados neles sejam muito eficazes, tornando muito divertido fazê-los em grupo.

Com várias pessoas circulando entre um aparelho e outro fica fácil se conectar com as pessoas que têm o mesmo interesse que você para alcançar objetivos em comum. Com isso, a famosa troca de figurinhas acontece, agregando conhecimentos de um para o outro e gerando motivação para manter o ritmo.

Academia

5. Praças com atividades e exercícios alternativos

Ao promover eventos e gincanas no local, as famílias têm a oportunidade de vivenciar momentos descontraídos em meio às risadas dos pequenos. Também é possível expandir as experiências saindo um pouco das práticas convencionais e participar de outrasalternativas, como o CrossFit, que está em alta e pode ser adaptado nas praças.  Ele consiste em um treinamento que mescla exercícios de levantamento de peso, ginástica olímpica, corridas, ciclismo e remo.

Também é possível praticar a ioga, tanto sozinho ou em grupo, com exercícios combinados a meditação e trazendo uma experiência muito agradável de relaxamento. Essa prática tem a habilidade de manter o indivíduo equilibrado, aumentando a consciência corporal e a noção de percepção dos movimentos articulares nos espaços e uma compreensão ampla do corpo como uma unidade.

Praça

***

Como dá para perceber, uma academia ao ar livre só traz benefícios. Seus visitantes podem usufruir dos espaços da praça para o lazer, se enturmar e descansar. Ela contribui para a integração social, o bom condicionamento físico e ajuda a ter hábitos mais saudáveis.

Seja qual for o intuito, a faixa etária ou as atividades que cada pessoa complementa na sua rotina, colocar-se em movimento e frequentar esses locais são atitudes sempre bem-vindas ao longo de toda a vida.

*Via assessoria

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: