8 curiosidades inusitadas relacionadas a comidas

06/11/2018 às 04:002 min de leitura

1. Santo remédio

No século 19, o médico John Cook Bennett — coordenador do departamento de Medicina da Universidade de Willoughby, nos Estados Unidos — considerava o ketchup um medicamento eficaz no combate da indigestão, diarreia e icterícia. Convicto das propriedades curativas do molho, ele chegou, inclusive, a convencer um farmacêutico a produzir pílulas do extrato de tomate.

ketchup

2. Dom Pedro II adorava comer canja de galinha

Em seu livro “Dom Pedro II”, o historiador José Murilo de Carvalho conta que um prato não podia faltar à mesa do segundo imperador do Brasil: a boa e velha canja. O monarca, que não era muito chegado às pompas dos grandes banquetes oferecidos na época, preferia comer sozinho e rapidamente. Outro fato sobre a sua dieta é que, fissurado por doces, ele se derretia por sorvete de pitanga.

Um perto de uma tigela de sopa

3. Em seus primórdios, as cenouras não eram laranjas

Acredita-se que, antes do século 17, as cenouras eram roxas e foram modificadas pela humanidade, que selecionou mudas mutantes brancas e amarelas até que a cor laranja fosse predominante. Há quem diga que os autores desta variação alaranjada tenham sido fazendeiros holandeses que desejavam prestar homenagem a cor oficial da dinastia reinante no país, os Orange-Nassau.

Um grupo de flores roxas

4. Bomba de amendoins

O primeiro protótipo de dinamite teria sido feito a partir de amendoins, já que o óleo presente no alimento era utilizado na produção de nitroglicerina — composto químico usado na fabricação de explosivos.

Um monte de frutas

5. Enfileirando cremes de avelã

São consumidos tantos potes de Nutella ao redor do mundo que seria possível cobrir a Grande Muralha da China — que possui 8,5 mil quilômetros de extensão — com o montante de potes do creme de avelã vendido durante 1 ano.

Um par de chocolate

6. O mel é um dos alimentos mais duráveis que existem

Além de fortalecer o sistema imunológico, auxiliar no processo de digestão e ser extremamente saboroso, o mel é um dos campeões em durabilidade. O segredo está em sua composição: muito açúcar e pouca água — condição pouco favorável à sobrevivência e proliferação de micro-organismos.

Um copo de suco de laranja

7. O tomate não é o único fruto que é considerado um legume

Segundo a definição dos botânicos, são considerados frutos beringela, abobrinha, pepino, chuchu e pimentão — ao contrário do que pensava muita gente.

pepino

8. Gelatina arquitetônica

A artista plástica Liz Hickok, desde 2004, elabora réplicas dos edifícios de São Francisco, nos Estados Unidos, com uma matéria-prima bastante incomum: a gelatina. Para tanto, ela preenche moldes de borracha com a sobremesa para criar as esculturas.

Um copo de cerveja numa mesa

*Publicado em 30/9/2017

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: