Sinistro: mulher descobre que nariz escorrendo há anos não era alergia

09/05/2018 às 12:042 min de leitura

Quem nunca sofreu com o nariz escorrendo loucamente por causa de um resfriado ou ataque de rinite? Só que, embora o normal seja que o incômodo “chafariz” nasal resulte de alguma reação ou resposta orgânica, em casos (bastante) raros, o sintoma pode ser sinal de algo mais sério — como descobriu uma mulher que sofreu com seu nariz escorrendo por dois anos.

A mulher em questão é Kendra Jackson, de 52 anos, de Omaha, nos EUA, e quando a saga começou, ela pensou que o nariz escorrendo nada mais era do que o sintoma de um simples resfriado. No entanto, como ela não sarava nunca — e o danado do nariz não parava de escorrer profusamente —, Kendra começou a procurar especialistas que a ajudassem a solucionar o incômodo. E que incômodo!

Chafariz

O nariz de Kendra escorria tanto que, onde quer que ela fosse, tinha que levar caixas de lenço junto — na bolsa, nos bolsos, nas mãos... — e à noite ela tinha dificuldade para dormir. Para piorar, ela também sentia muitas dores de cabeça, e a secreção descia por sua garganta, provocando tosses e espirros constantes, e havia dias em que seu nariz chegava a liberar quase 300 ml do líquido!

Mulher hospitalizadaKendra recebendo tratamento no Centro Médico da Universidade de Nebraska (CNN)

E assim Kendra seguiu por dois anos inteiros, sem saber exatamente o que tinha e ouvindo de um especialista depois de outro que ela provavelmente sofria de alguma alergia severa. Foi então que a norte-americana resolveu procurar um time do Centro Médico da Universidade de Nebraska — e, fuça daqui, conversa dali, os médicos descobriram que a coriza, na verdade, era algo muito mais grave do que parecia.

Radiografia de crânioCrânio de Kendra (CNN Philippines)

A equipe descobriu que, dois anos antes de começar com os problemas nasais, Kendra sofreu um acidente de trânsito no qual bateu com o rosto com força contra o painel do automóvel onde estava. Pois o líquido que escorria incessantemente de seu nariz não era uma secreção normal, mas sim líquido cefalorraquidiano — que consiste em fluido incolor que banha o cérebro e ajuda a protegê-lo de traumas no interior da caixa craniana.

Vazamento

O líquido cefalorraquidiano é produzido continuamente pelo organismo e transporta detritos celulares e outros materiais que não têm mais serventia para a corrente sanguínea para que sejam eliminados. Segundo os especialistas, em alguns casos — como determinados procedimentos médicos ou traumas —, pode acontecer de um pequeno orifício ser aberto na caixa craniana e, assim, o líquido começar a vazar.

Mulher internada em hospitalKendra passa bem (Fox News)

O problema é que essa condição, se não for devidamente tratada, pode elevar o risco de que aconteçam infeções graves, como a meningite, por exemplo. Kendra teve muito azar, na realidade  e ao mesmo tempo sorte, uma vez que, identificada a condição, ela passou por uma cirurgia para corrigir o “vazamento” e está se recuperando bem.

E o que podemos tirar de lição dessa história bizarra? Quando percebemos que há algo estranho com nosso corpo, precisamos ser persistentes, buscar ajuda, não desistir de encontrar alguém que descubra o que temos e nunca ter medo de recorrer a uma segunda opinião com relação a um diagnóstico, especialmente quando se tratar de algo sério!

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: