Como você sabe, enquanto estamos em pleno inverno aqui no Hemisfério Sulmeio fajuto, uma vez que nem tem feito tanto frio neste ano —, no Hemisfério Norte está rolando o verão. E, se você está acompanhando as notícias das últimas semanas, deve estar por dentro das altas temperaturas que vêm sendo registradas em algumas regiões. Aliás, o calor tem sido tão intenso, que o número de mortes não para de subir.

Muito calor

No Japão, por exemplo, as ondas de calor foram decretadas como desastre natural, visto que o número de pessoas hospitalizadas por problemas de saúde decorrentes das altas temperaturas passa de 22 mil, e já foram registradas pelo menos 65 fatalidades. Ainda sobre mortes resultantes do calor, no Canadá, elas chegam a 70, e só em Karachi, no Paquistão, elas somaram 65 em maio.

Além disso, o calor intenso também está associado com a ocorrência de incêndios devastadores — e letais para humanos, flora e fauna! —, como o que está arrasando partes da Grécia e da Suécia — e inclusive foram registrados focos em pleno Círculo Polar Ártico! Enfim, nós aqui do Mega Curioso reunimos algumas informações sobre as ondas de calor que você talvez desconheça e elas estão listadas a seguir:

1 – De acordo com a Organização Meteorológica Mundial — OMM —, sediada em Genebra, na Suíça, as ondas de calor são definidas como períodos superiores a cinco dias consecutivos nos quais as temperaturas máximas diárias são superiores às médias em 5 °C.

2 – Também é bastante comum que nesses períodos de altas temperaturas sejam registados altos índices de umidade no ar — o que piora ainda mais a sensação de desconforto.

Dia de muito sol(The Baja Post)

3 – O termo “onda de calor” — usado no sentido atual, isto é, em referência a períodos climáticos de calor intenso — fez sua primeira aparição em Nova York e no Reino Unido em 1892.

4 – Pode parecer mentira, mas, mais pessoas morrem no mundo em decorrência das ondas de calor do que por causa de enchentes, furacões e tornados.

Altas temperaturas(Financial Tribune)

5 – Para você ter uma ideia, uma onda de calor que atingiu a Europa em 2003 ocasionou a morte de cerca de 15 mil pessoas só na França!

6 – Entre os problemas que podem ser ocasionados pelas ondas de calor estão o inchaço, desmaios, cãibras e a hipertermia — que, em casos extremos, pode levar ao colapso metabólico e à morte.

Homem sob o sol(Inhabitat)

 7 – As pessoas mais vulneráveis às ondas de calor são as crianças e os adultos acima dos 65 anos de idade.

8 – As áreas urbanas estão mais sujeitas a registrar ondas de calor, visto que a presença de edifícios, ruas e vias promove uma maior absorção da energia solar — e concentração de calor.

Homem com muito calor(DNA India)

9 – Os animais de estimação também sofrem bastante durante as ondas de calor, uma vez que seus organismos têm formas diferentes de regular a temperatura corporal. Aliás, um levantamento recente apontou que os cães, especificamente, podem morrer em apenas 6 minutos se deixados no interior de veículos em dias quentes!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!