Drinks coloridos viram inspiração para novo “anticoncepcional” masculino

04/02/2019 às 08:002 min de leitura

Já faz tempo que os cientistas vêm tentando desenvolver um método contraceptivo seguro e eficaz para homens. Isso porque, apesar da popularidade e da efetividade da pílula para evitar gravidezes indesejadas, o medicamento pode causar uma variedade de efeitos colaterais, como dores de cabeça, náusea e variações de humor. Sem falar que o uso contínuo pode aumentar o risco de que as mulheres desenvolvam problemas de saúde sérios, como a hipertensão, a trombose e o câncer de mama.

No caso dos homens, embora existam alguns medicamentos e tratamentos em estudo, as opções contraceptivas disponíveis atualmente são, basicamente, os preservativos, que oferecem proteção em curto prazo, mas não são necessariamente muitos seguros para prevenir a gravidez indesejada, ou a vasectomia, que, apesar de segura e reversível em determinados casos, de modo geral consiste em uma solução permanente ou, no mínimo, de longo prazo.

Novidade

O que os cientistas trabalhando no novo método pretendem oferecer é um contraceptivo eficaz, seguro e reversível em médio prazo. O curioso, no entanto, é de onde os pesquisadores – da Universidade Nanchang, na China – tiraram a inspiração para desenvolver o “anticoncepcional”! Sabe aqueles drinks em que ingredientes de diferentes densidades formam camadas coloridas no copo? Então! Os pesquisadores se basearam em uma bebida dessas, chamada “Galaxy”, e você pode conferir uma prontinha a seguir:

Foto: Reprodução/The Flavor Bender

De acordo com Kristy Hamilton, do site IFLScience!, o método desenvolvido pelo cientista Xiaolei Wang e sua equipe – que nós aqui do Mega achamos que deviam estar bebendo em um bar quando tiveram a ideia do anticoncepcional! – consiste em injetar quatro materiais diferentes em camadas para bloquear a estrutura responsável por levar o esperma à uretra, o canal deferente.

As quatro camadas seriam compostas primeiro por um hidrogel, que funcionaria como uma barreira para o esperma, depois, nanopartículas de ouro, em seguida, um material capaz de matar espermatozoides e diluir o hidrogel chamada ácido etilendiaminotetraacético (EDTA), e, por último, outra camada de nanopartículas de ouro.

O truque aqui é que o hidrogel se solidifica no canal deferente, assim como as nanopartículas quando atingem a temperatura de 37 °C, e ambas as camadas acabam vedando o ácido matador de espermatozoides no interior do ducto. Esse “bloqueio contraceptivo” teria duração de 2 meses, mais ou menos, e, caso fosse necessário reverter a ação do método, bastaria aplicar calor por meio de lâmpadas infravermelhas; assim, em poucos minutos, os materiais sólidos se dissolveriam, as camadas se misturariam e o canal seria desbloqueado.

As camadas antes e depois da aplicação de calor (Foto:  Reprodução/IFLScience!/Xiaolei Wang)

Segundo Kristy, os cientistas realizaram experimentos com ratinhos de laboratório e tiveram excelentes resultados, tanto na contracepção como na reversão do método. Eles explicaram que serão necessários mais estudos para comprovar a segurança dos materiais usados e conduzir testes com outras espécies de animais – como coelhos, porcos e cães – antes de passar aos ensaios com humanos, mas estão confiantes de que o bloqueio logo se converterá em uma opção para homens que não desejem engravidar suas parceiras. Vale lembrar que o método não evita a transmissão de DSTs, portanto não é indicado para indivíduos que não se encontram em relacionamentos fixos e exclusivos.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: