Menina deprimida troca a automutilação por desenhos em seu próprio corpo

08/08/2019 às 07:002 min de leitura

Os diversos problemas com a saúde mental ainda são um tabu, mesmo no século XXI em que grande parte da população sofre com doenças psicológicas. Apesar da presença gradativa deste assunto em rodas de conversa, muitas pessoas ainda têm muitas ressalvas em conversar sobre isso ou até mesmo de ir à terapia. Muito se fala, por exemplo, quando um suicídio acontece. “Como ninguém percebeu?”, “O que poderíamos ter feito para evitar?” ou “De quais formas aquela pessoa estava pedindo ajuda?” são frases frequentes depois que uma fatalidade. Afinal, o assunto acaba se tornando um elefante branco — enorme — no meio da sala, porque ninguém pôde previnir o acontecido.

As pessoas dão sinais que, às vezes, não são tão claros — mas estão presentes. A chamada “automutilação não suicida”, por exemplo, é uma atitude que pode passar desapercebida; mas deve receber a devida atenção para que o quadro não se agrave. A automutilação não suicida é definida como o ato voluntário de infligir ferimentos ao próprio corpo e afeta pelo menos uma a cada cinco pessoas no mundo inteiro.

Reprodução/Bored Panda

Existem diversas técnicas que podem ajudar aqueles que sofrem com a automutilação. Mas uma, em especial, chamou a atenção de muitas pessoas na internet recentemente. Após ter ido ao  terapeuta, uma menina compartilhou em seu Tumblr uma dica que recebeu. O terapeuta pediu para que ela desenhasse algo bem bonito na área do corpo em que ela tinha vontade de se cortar. E, segundo ela, a técnica realmente funcionou. Após sua postagem ter se tornado viral, diversas pessoas adotaram a estratégia e compartilharam relatos positivos.

Reprodução/@jr.movements via Instagram

O desenho, no entanto, não é qualquer um. Trata-se da técnica “Zentangle”, um padrão de formas e linhas espontâneas que auxilia na concentração e meditação. Para conseguir fazer desenhos nesse padrão, é preciso ter a mão relaxada e não se preocupar com o resultado — apenas dance conforme a música. Compartilhe nos comentários o que achou dessa notícia! Você usaria ou recomendaria o Zentangle para alguém?

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: