Errar é humano e procrastinar também. Podem até existir exceções, mas quase todo mundo tem alguma área da vida em que deixa para amanhã o que pode ser feito hoje, seja com estudo, trabalho, amizades, família, saúde ou relacionamentos. Por algum motivo, se você se vê atrasando as tarefas que você deveria estar fazendo e não consegue sair do lugar, confira essas dicas para deixar de procrastinar:

1. Dê o primeiro passo, mesmo que pequeno

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Dar o primeiro passo, mesmo que ele seja minúsculo , pode fazer você perceber que talvez a tarefa nem seja tão chata ou trabalhosa assim. Tim Pychyl, psicólogo e diretor do Procrastination Research Group da Carleton University, em Ottawa, Canadá, diz que seu grupo testou essa abordagem em um pequeno estudo e “descobriu que uma vez que os alunos começaram, eles avaliaram uma tarefa como menos difícil e menos estressante, ainda mais agradável do que eles pensavam ”, explica ele em um email para o site Quartz. "Eles disseram coisas como 'não sei por que adiei, porque não é tão ruim' e 'eu poderia ter feito um trabalho melhor se tivesse começado mais cedo'".

2. Administre não só o tempo, mas as emoções

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Um dos erros mais comuns entre procrastinadores é a crença de que você precisa estar no humor certo para fazer algo, mas isso é uma armadilha!

O pensamento "não estou afim de fazer isso" pode, na verdade, marcarar algumas emoções negativas relacionadas à tarefa, como o medo de julgamento, de fracassar, de decepcionar outras pessoas ou de não ser perfeito. A psicóloga Fuschia Sirois, da Universidade de Sheffield no Reino Unido, sugere que você reflita nos reais motivos que te impedem de começar o que você quer e lidar com as emoções negativas para enfrentar seus medos e combater a procrastinação.

3. Pratique a "procrastinação estruturada"

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John Perry, um professor de filosofia da Universidade de Stanford, trouxe para o mundo um conceito muito interessante: o da "procrastinação estruturada". E isso consiste, basicamente, em colocar a tarefa mais urgente ou assustadora no topo da sua lista, mas manter sua lista repleta de outras tarefas valiosas que são mais simples de serem feitas.

Aproveite o seu momento de maior energia e vontade para atacar aquilo que mais te assusta. E, quando você conseguir completar a tarefa, você vai perceber que se você conseguiu dar conta de algo tão grande, lidar com as tarefas menores vai ser muito mais tranquilo.