Por definição do nosso querido dicionário Michaelis, o dente é “uma formação óssea fixa no maxilar utilizada para segurar, cortar e mastigar alimentos, além de ajudar na articulação de palavras e sons”. Mas na prática, além de triturar a nossa comida e ajudar naquele sorriso esses pequenos ossinhos brancos já pregaram muitas peças pelo mundo afora. 

Fonte: Pixabay

1- Tatuagem dentária

Se você está em dúvida sobre qual local do seu corpo quer fazer a próxima tatuagem, saiba que alguns tatuadores pelo mundo já adotaram a tatuagem no dente. O mais curioso é que a tinta, a base de grafeno, possui a peculiaridade de repelir bactérias e evitar cáries.

2- Dente pode curar cegueira

Mais de 600 pessoas pelo mundo já experimentaram uma cirurgia um tanto estranha. Células-tronco retiradas da polpa dentária avançam nos experimentos para a cura de pessoas cegas. Realizada em diversos pacientes que rejeitaram transplantes de córnea, uma mulher de 60 anos divulgou um resultado satisfatório, este ano, nos Estados Unidos.

3- Dentistas encontram 526 dentes em uma criança

Em julho deste ano, na Índia, dentistas encontraram nada menos do que 526 dentes na boca de um garoto de 7 anos. A patologia rara na verdade é conhecida como odontoma composto e consiste na malformação dos tecidos dentários. Embora sua causa ainda não seja conhecida, fatores geográficos ou mesmo genéticos podem ser os principais causadores.

E você, ainda acha que ele só serve para pegar cárie?