Cabelos brancos: como impedir o estresse que deixa grisalho?

23/01/2020 às 14:002 min de leitura

Todo mundo já ouviu histórias de pessoas que ficaram com cabelos brancos por causa de estresse. Existem até anedotas famosas sobre Maria Antonieta ficando grisalha da noite para o dia ao ser capturada durante a Revolução Francesa e Karl Marx, tão abalado pela morte do filho, que os cabelos embranqueceram rapidamente. Por muito tempo isso era considerado um mito, mas pode ser que haja uma verdade por trás disso.

(Fonte: Pinterest/Reprodução)

Pesquisa em conjunto

Cientistas da Universidade de Harvard em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) decidiram estudar como o estresse pode afetar o pigmento dos cabelos.

Para isso, eles primeiro tiveram que identificar qual sistema corporal correlacionaria o estresse e a cor dos fios. A resposta foi o sistema nervoso simpático, que é responsável pela reação de “luta ou fuga” do nosso corpo.

Segundo os pesquisadores, quando ficamos estressados, liberamos noradrenalina, uma substância que atua como hormônio do estresse e neurotransmissor. A noradrenalina é absorvida pelas células-tronco regeneradoras de pigmentos, mas em caso de liberação excessiva, ela leva ao esgotamento prematuro do reservatório das células. Isso causa danos permanentes que levam aos cabelos brancos.

"Entender como nossos tecidos se modificam sob estresse é o primeiro passo essencial para um tratamento que pode parar ou reverter os efeitos nocivos desse esgotamento. Ainda temos muito a aprender nessa área", afirmou Ya-Chieh Hsu, professora adjunta de células-tronco e Biologia Regenerativa em Harvard.

Outros fatores

É lógico que o estresse não é a única causa, o envelhecimento também é responsável por essa mudança. Isso porque nossa produção de melanina diminui aos poucos com a idade, e para produzir a pigmentação do cabelo, o corpo precisa de um aminoácido chamado tirosina. Quando a pouco dele, as áreas vazias durante a formação dos fios são preenchidas com pequenas bolhas de ar, o que causa os cabelos grisalhos.

Tem cura?

Se for por causa da idade, não tem jeito. Mas se for devido a uma doença, situação traumática ou dieta com poucos nutrientes, talvez seja possível reverter.

Uma alimentação rica em vegetais garante as vitaminas e minerais pode ajudar a reverter o processo. Alimentos como vinho tinto, chocolate e mirtilo também são grandes aliados porque fornecem antioxidantes para o corpo. Outra dica importante é tentar manter o estresse sob controle, encontrando uma forma de relaxar sempre que possível.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: