O Brasil registrou nessa terça-feira (25) o primeiro caso confirmado de coronavírus no país. Trata-se de um homem de 61 anos que chegou em um voo vindo da Itália, especificamente da região que já conta com 322 casos confirmados da doença até o momento dessa publicação e 10 mortes.

O paciente já havia levantado suspeitas por apresentar os sintomas do coronavírus desde a segunda-feira (24), quando foi atendido, e, por isso, passou por teste de contraprova no Hospital Albert Einstein, que confirmou a contração da doença. Um segundo teste foi realizado no Instituto Adolfo Lutz e o resultado deve ser divulgado nesta quarta-feira (26).

“O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias”, afirma nota oficial do hospital. para evitar a contaminação de outras pessoas, ele foi colocado em estado de quarentena em sua própria residência, em São Paulo. A confirmação desse caso faz do Brasil o primeiro da América Latina a apresentar contaminação pela doença.

Com isso, novas medidas de precaução devem ser adotadas de acordo com o desenrolar dos fatos, incluindo procedimentos de quarentena e maior rigor na análise de passageiros de voos provenientes de áreas de risco.