Caso de recém-nascido com coronavírus é registrado em Londres

18/03/2020 às 02:301 min de leitura

O Hospital North Middlesex de Enfield, em Londres (Inglaterra), está atualmente tratando um recém-nascido que contraiu coronavírus. Segundo as informações divulgadas pelo The Guardian, a mãe estava infectada e o teste do bebê deu positivo para o vírus 36 horas após o nascimento.

Alguns dias antes do parto, a grávida foi ao hospital apresentando sintomas de pneumonia e testou positivo para Covid-19. A equipe médica decidiu separar mãe e filho, que estão sendo tratados em hospitais diferentes.

Até agora, os profissionais envolvidos no caso não sabem em que momento o recém-nascido contraiu o vírus. "Nós não podemos afirmar que isso aconteceu enquanto o bebê estava no útero", pontuou o professor William Schaffner, especialista em Medicina Preventiva e Doenças Infecciosas, ao Live Science.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)(Fonte: Pixabay)

A transmissão pode ter acontecido no útero, durante o parto ou depois dele, afirmou Schaffner, já que determinadas infecções passam da mãe para o bebê através da placenta ou no parto, com a troca de fluídos.

Pesquisadores estudam outras grávidas

A fim de analisar o comportamento do coronavírus nesses casos, pesquisadores observaram nove grávidas de 36 semanas a 38 semanas que testaram positivo para Covid-19. O estudo foi publicado em 12 de fevereiro no jornal The Lancet.

Amostras como fluído amniótico, sangue do cordão umbilical, leite e líquidos da garganta dos recém-nascidos foram estudadas para saber se poderiam ser vetor de contaminação, mas todas obtiveram resultados negativos. Tanto as mães e quanto os bebês do estudo sobreviveram. Nesses casos, não foram identificados sinais de transmissão no útero.

Os cientistas continuam estudando para descobrir se o vírus é capaz de ser transmitido de mãe para filho e de que maneira isso aconteceria. Enquanto isso, os Estados Unidos já estão desenvolvendo uma vacina para a doença.

Caso de recém-nascido com coronavírus é registrado em Londres via TecMundo

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: