Por que algumas pessoas nunca engordam?

08/08/2020 às 11:002 min de leitura

Você com certeza conhece alguém que come de tudo e nunca engorda. Também deve ter um amigo que não come tanto, mas ganha peso facilmente. Por que, afinal, algumas pessoas têm facilidade ou dificuldade para engordar? Não há uma única resposta, mas sim uma série de fatores que combinados ou isolados auxiliam nessas questões.

Percepção e exercícios

Segundo o  Dr. Frank Greenway, médico responsável da Pennington Biomedical Research Center, um dos fatores é a percepção. Isto é, aquela pessoa que sempre consome uma refeição saudável talvez faça vários lanches ao longo do dia, o que ajuda a aumentar o peso. Ás vezes aquele colega que sempre come muito no almoço, costume maneirar na janta, ou faz muito exercício físico para compensar o ganho de calorias.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Outro fator que auxilia para que algumas pessoas nunca engordem é o exercício físico. Contudo, não é necessário praticar esportes ou ir para academia para perder peso dessa forma. 

“Algumas pessoas simplesmente se movimentam mais ao longo do dia”, explica  Kathleen Melanson,  professora de nutrição na University of Rhode Island. Ou seja, indivíduos que têm a rotina mais agitada, trabalhos que exigem mais esforço físico ou mesmo pais de crianças pequenas, podem queimar calorias sem perceber.

Dra. Ines Barroso, da Universidade de Cambridge, afirma que alguns não engordam simplesmente porque sentem menos apetite. Vários sinais do nosso sistema nervoso e hormônios circulam em nosso organismo para nos avisar se estamos saciados ou com fome. Isso é chamado sistema regulador de apetite e algumas pessoas são mais sensíveis a estes estímulos do que outras. 

Tendência Genética

(Fonte: Pixabay/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Reprodução)

A genética também é um ponto central nesta discussão. Pesquisadores descobriram mais de 250 sequências de DNA que estão associadas a obesidade, e em 2019, um estudo comprovou que pessoas obesas costumam ter estas combinações de material genético. Contudo, os cientistas esclarecem que nem todos com as sequências da obesidade estão acima do peso. 

O fator genético para engordar ou não ganhar peso está sempre relacionada ao estilo de vida de cada um, então o importante caso queira emagrecer ou ganhar massa muscular é fazer o acompanhamento médico correto e adotar uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: