Ainda que trabalhar sentadinho em um escritório possa ser seu sonho de consumo e a realidade de milhões de pessoas em todo o mundo, precisamos entender que isso geralmente implica no surgimento de determinados problemas de saúde.

Obviamente, quando falamos sobre saúde e trabalhar sentado, a recomendação é a de que, de tempos em tempos, a pessoa levante e dê uma voltinha – se puder se alongar um pouco, então, melhor ainda.

Ainda que se mexer um pouco já faça uma diferença positiva em sua saúde, é preciso atentar para um fator fundamental: postura. É ela que pode ser responsável pelo aparecimento ou não de dores musculares, má circulação sanguínea e, inclusive, problemas na visão.

Postura é fundamental

Se você passa boa parte do seu dia sentado, não precisa entrar em pânico. O Business Insider ensinou um jeito de sentar que é atestado por médicos, então não custa nada tentar aprender também, certo?

Essa posição ideal consiste em se sentar mais na ponta da cadeira e, para o seu espanto, não descansar as costas no encosto. Em seguida, deixe a coluna ereta, tentando sempre manter a curvatura natural da coluna o máximo de tempo possível. Calma: não é para ficar constantemente nessa posição, mas por alguns segundos de tempos em tempos.

Sua posição ideal quando sentado em uma cadeira deve ser com a coluna alinhada – é isso que garante que o sangue circule corretamente pelo seu corpo e que você não sinta dores ao final do dia. É fundamental que o peso do seu corpo esteja distribuído de maneira uniforme, o que significa que você não deve “tombar” para um lado específico.

Suas pernas não devem ficar descruzadas e seus joelhos devem estar angulados igualmente. Para ter mais conforto, ajuste a altura da sua cadeira para que seus cotovelos repousem sobre a mesa ou sobre os braços da cadeira. Os ombros precisam ficar relaxados – se você usa cadeiras de rodinha, na hora de se virar, gire a cadeira inteira e não apenas metade do corpo.

Não é fácil tomar todos esses cuidados, mas, aos poucos, podemos tentar melhorar nossa postura. Isso garante que nossas juntas, nossos ligamentos e ossos e nossos músculos se mantenham saudáveis e sem dor ao fim do dia. Além do mais, uma postura adequada faz você passar a imagem de um bom profissional, em termos de linguagem corporal e, psicologicamente falando, se sentir com mais disposição e energia.

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.