Você sabe o que deve ser cortado primeiro da dieta de quem quer emagrecer?

31/05/2017 às 07:542 min de leitura

Mudar hábitos alimentares, especialmente quando a ideia é perder peso, não é a coisa mais fácil do mundo, mas também não é algo impossível, que fique claro. Para comer melhor e emagrecer um pouco, é preciso bancar a Bela Gil e substituir alguns itens do seu cardápio cotidiano – trocar o bombom de sobremesa por uma fruta, por exemplo, é uma atitude digna de aplauso.

A questão é que nem sempre nos damos conta de que uma alimentação saudável não tem relação apenas com o que comemos, mas com o que bebemos também, e, por negligenciar aquilo que ingerimos aos golinhos, acabamos nos sabotando nosso próprio trabalho.

Para perder peso, a primeira coisa que você tem que deixar de consumir é refrigerante e sucos adoçados e artificiais – não parece, mas esses itens aparentemente inofensivos podem aumentar, e muito, seu consumo de calorias, especialmente as vazias, que são aquelas sem valor nutricional.

A dica foi dada pela nutricionista Cara Anselmo, no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York. Basicamente, ela diz a seus pacientes que pretendem perder peso que a primeira coisa que eles devem fazer é deixar de tomar bebidas doces e cheias de calorias.

Dá para mudar

“Se você toma 500 calorias de líquido em vez de comer 500 calorias de comida, você vai se sentir muito menos saciado, que é um dos motivos pelos quais refrigerante e bebidas doces são coisas tão horríveis. Você não tem uma sensação de saciedade”, explicou a especialista, em declaração publicada no Business Insider.

Todo esse conceito foi colocado à prova por pesquisadores de Harvard, que fizeram um estudo de 8 anos com base na vida alimentar de 50 mil mulheres.

Os resultados mostraram que as pessoas que tomam sucos artificiais e refrigerante com frequência tendem a engordar mais e a desenvolver diabetes tipo 2 – quanto mais essas pessoas consomem bebidas doces, mais ganham peso e mais têm chances de ficarem diabéticas.

O problema desses tipos de bebidas é que elas não nos saciam e, inclusive, parecem aumentar nossa fome, já que as pessoas tendem a comer ainda mais quando estão tomando refrigerante ou suco, conforme explicou o professor de nutrição Richard Matter, ao Live Science.

Se a ideia, além de cuidar da saúde, é perder peso, uma dica valiosa para que isso aconteça é deixar bebidas doces e artificiais de lado e dar uma chance à boa e velha água. 

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: