Fique longe do seu email para viver mais!

05/05/2012 às 04:511 min de leitura

Emails podem fazer o seu coração bater mais do que deveria (Fonte da imagem: Reprodução/io9)

Você anda estressado no trabalho? Está com vontade de fazer o computador voar pela janela? Pois saiba que boa parte da culpa pelo seu stress no trabalho pode ser creditada a algo aparentemente inofensivo: a sua caixa de email.

Segundo um estudo feito pelo exército dos Estados Unidos em conjunto com a UC Irvine, os correios eletrônicos são responsáveis por boa parte do stress sofrido pelos colaboradores em um ambiente de trabalho.

A pesquisa foi feita de maneira relativamente simples: cientistas utilizaram ferramentas para monitorar o coração de funcionários durante o trabalho em um escritório comum, incluindo momentos corriqueiros do dia, como a troca de janelas e visualização de e-mails profissionais.

Com isso, foi possível perceber que aqueles colaboradores que abriam os seus correios eletrônicos atingiam com mais frequência um “estado de alerta”. O pior é que depois disso eles permaneciam dessa forma, ou seja, trabalhando com uma alta dose de stress.

Em contrapartida, quando colocados em um novo ritmo de trabalho no qual não era preciso checar e-mails, estes mesmos trabalhadores apresentaram comportamentos mais “naturais” e com menores variações em seus batimentos cardíacos.

O estudo identificou também que se você remover a pressão dos correios eletrônicos do dia a dia de alguns trabalhadores, estes podem até mesmo render mais, uma vez que ficarão menos estressados e passarão a se concentrar mais em cada tarefa de forma separada.

A pesquisa ainda é apenas a base de algo mais profundo, uma vez que foi realizada com apenas 13 funcionários. Apesar disso, ela já pode servir como fonte de informações para que empresas busquem alternativas para diminuir o stress de seus colaboradores e fazê-los trabalhar melhor.

Fontes: UC Irvine e io9

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: