Lavar os cabelos com shampoo e condicionador é realmente necessário?

02/07/2013 às 05:271 min de leitura

Regularmente, você lava o seu cabelo com shampoo e, se for o caso, ainda completa o tratamento com uma dose de condicionador. Mas você já parou para se perguntar se esse ritual de higiene é realmente necessário?

Originalmente, sabe-se que as pessoas usavam sabonetes em barra para lavar o corpo e os cabelos. O shampoo, da maneira que conhecemos hoje, começou a ser produzido somente no final de 1900. Com a evolução da indústria, atualmente os produtos contêm uma série de substâncias estranhas ao corpo que servem para retirar a oleosidade, cujo principal objetivo é manter os fios limpos e protegidos de maneira natural.

Os danos dos cosméticos

Existe um segredinho que a indústria de cosméticos deixou de contar para você. Acredita-se que, quando usamos shampoos tradicionais para lavar os cabelos, na verdade, estamos retirando a oleosidade natural que deveria proteger os fios e o couro cabeludo. Ainda, muitos shampoos contêm substâncias químicas com efeito detergente que danificam os cabelos.

Esse processo resulta em um ciclo: lavamos os cabelos e retiramos a oleosidade, o corpo percebe que ficou desprotegido e produz ainda mais oleosidade, assim, usamos mais e mais produtos para resolver o problema e nos tornamos dependentes do shampoo e outros cosméticos.

O resultado disso é que acabamos gastando dinheiro com itens que trazem danos aos fios, deixando os cabelos ressecados, desbotados e cheios de frizz. Como consequência, acabamos investindo ainda mais em novos produtos para tentar reverter os danos causados.

Fonte da imagem: iStock

Afinal, shampoo e condicionador são realmente necessários?

A resposta para essa pergunta é muito semelhante à questão sobre a frequência com que devemos lavar os cabelos. Manter bons hábitos de higiene é fundamental, mas é preciso saber se os produtos utilizados e a rotina de lavagem dos cabelos não estão trazendo mais danos do que benefícios. Na dúvida, observe os sinais do seu corpo e sempre consulte um especialista.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: