Verrugas são mesmo contagiosas?

13/03/2019 às 02:301 min de leitura

Talvez você já tenha ouvido falar que verruga "pega" e ficou em dúvida se tratava-se apenas de outra lenda urbana. Mas afinal, isso é verdade? E o que é exatamente uma verruga? Verrugas são tumores que crescem na superfície da pele, causados pelo vírus do papiloma humano (HPV). Ainda que sejam geralmente benignos, esses inchaços miseráveis são, de fato, contagiosos.

Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Nova York descobriu que 69% dos americanos saudáveis possuíam a infecção do HPV em alguma parte de seu corpo. E, de acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a má notícia é que cerca de 14 milhões de pessoas são, sim, infectadas com o vírus todos os anos no país.

Nem sempre HPV é sinônimo de DST

A maioria das pessoas associam HPV com verrugas genitais, mas menos da metade das mais de 100 tipos de manifestações desse vírus causam esse tipo de infecção. O mais que geralmente acontece é que o HPV provoque verrugas nas mãos, dedos, pés, joelhos e rosto.

Pesquisas têm revelado que as verrugas comuns — neste caso, as que não são genitais — podem se espalhar através do contato pele a pele. No entanto, nem todas as aparições do vírus são altamente contagiosas. A susceptividade a ele depende do sistema imunológico da pessoa. Pesquisadores descobriram que mesmo pessoas dentro da mesma família experimentam reações diferentes ao HPV.

É possível reduzir o risco de contrair o HPV e desenvolver verrugas comuns, isso porque ele se desenvolve na umidade, ambientes aquecidos. Profissionais médicos recomendam o uso de calçados em vestiários, áreas com piscinas e outros lugares pouco higiênicos para evitar a contaminação com o vírus. E se você possui verrugas, tome cuidado ao dividir coisas com outras pessoas: toalhas, meias e sapatos compartilhados podem transmitir HPV.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: