Veja 3 exercícios que não valem a pena ser feitos e aprenda a substituí-los

23/12/2014 às 05:452 min de leitura

Praticar algum tipo de atividade física é sempre uma boa ideia. Quando seu corpo se exercita, sua circulação sanguínea melhora, seu cérebro libera substâncias que vão fazer com que você se sinta bem, feliz e disposto, seus músculos se fortalecem e, se esse for um dos seus objetivos, seu corpo pode ficar mais bem definido.

O que muita gente nem faz ideia é que alguns exercícios físicos famosos entre quem frequenta a academia parecem ter mais efeitos negativos do que positivos. A seguir, confira alguns exercícios que poderiam ser dispensados e trocados por outras atividades. As dicas são do The Active Times:

1 – Problema: abdominais

Todo aquele seu sofrimento na academia para deixar a barriga impecável talvez não seja assim tão eficiente. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de São Diego, nos EUA, o exercício abdominal tradicional é o menos eficaz para quem quer fortalecer os músculos da região. Vixe!

E não é só isso! O movimento de deitar e levantar requer mais energia dos músculos frontais do que dos oblíquos, o que pode deixar seu corpo desproporcional. Será?

Solução: a prancha

Esse exercício exige muito mais de seus músculos abdominais do que o primeiro e, por isso, é mais eficiente. Além de tudo, essa posição é a mais adequada para diminuir as dores nas costas,  que muitas vezes são causadas por exercícios físicos. Isso acontece porque durante a prancha seus músculos abdominais ficam contraídos e acabam se fortalecendo, deixando a coluna no lugar.

2 – Problema: aparelhos para peitoral – ou “pec deck”

Ainda que os exercícios de pec deck sejam ótimos para fortalecer a musculatura do peito, pesquisadores descobriram, recentemente, que o aparelho coloca as articulações dos ombros em uma posição bastante vulnerável, o que pode provocar lesões graves. Por isso a importância de ter sempre um bom instrutor por perto e não querer bancar o independente.

Solução: Crossover

Essa atividade trabalha os mesmos músculos exercitados pelo pec deck, de uma maneira rápida, efetiva e saudável, sem comprometer seus ombros. Fica a dica de substituição, caso você ache que vale a pena.

3 – Problema: Supino

Um dos favoritos de quem busca fortalecer os músculos do peitoral e do tríceps é também considerado o responsável por causar lesões nos ombros. Isso acontece porque o exercício limita os movimentos naturais das omoplatas, deixando toda a região mais suscetível a lesões. Alguns especialistas acreditam que o supino é um dos exercícios mais perigosos.

Solução: Flexão

Na dúvida, prefira fazer flexões, que são muito mais seguras e igualmente eficazes no fortalecimento muscular do tríceps, dos ombros e do peitoral. Sem colocar sua saúde em risco.

***

E aí, você já tinha ouvido falar a respeito desses riscos durante as atividades físicas? Acha que essas dicas fazem sentido?

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: