Análises apontam que algumas barbas podem ser tão sujas quanto banheiros

08/05/2015 às 11:502 min de leitura

Você já deve ter visto aqui no Mega Curioso diversas matérias relacionadas com as barbas — abrangendo assuntos sobre pelos faciais em geral, modelos bizarros, assessórios especiais, campeonatos e utilidades pra lá de inusitadas. Nós inclusive postamos um artigo sobre os benefícios que as barbichas podem trazer para a saúde!

No entanto, de acordo com Olga Khazan do portal The Atlantic, uma análise recente revelou que algumas barbas que circulam por aí podem ser mais sujinhas do que os banheiros. Pois é, caro leitor, segundo Khazan, o pessoal da companhia Quest Diagnostics — especializada em serviços laboratoriais — coletou amostras dos pelos faciais de diversos homens, e os resultados de alguns testes não foram nada bonitos.

Sanitários faciais

Conforme explicaram, os testes revelaram que várias das barbas continham uma grande quantidade de bactérias comuns. No entanto, em uma seleção delas foram encontrados vestígios de matéria fecal — o que as torna comparáveis a sanitários. Eca! Um dos responsáveis pelas análises disse que, apesar de a maior parte dos germes não ser do tipo que provoca doenças, a descoberta é um tanto quanto preocupante.

Um estudo realizado na década de 60 — envolvendo a aplicação de bactérias nos rostos de homens barbados e completamente barbeados — apontou que os participantes com barbas eram mais propensos a apresentar maior quantidade de germes nas faces.

Outra pesquisa, realizada nos anos 2000, mostrou que inclusive quando os barbudos usam máscaras cirúrgicas a quantidade de microrganismos é maior do que em homens sem barbas. Segundo alguns especialistas, os estudos indicam que os pelos faciais parecem oferecer as condições ideais para a proliferação de bactérias, e isso provavelmente se deve ao formato e estrutura dos fios.

Barbear ou não barbear?

É importante destacar que a coleta do material utilizado pelos clínicos da Quest Diagnostics foi realizada apenas em Albuquerque, no Novo México, e a amostragem de indivíduos não foi lá muito grande. Sendo assim, vai saber se, coincidentemente, eles não selecionaram homens especialmente pouco higiênicos!

Além disso, os tipos de bactérias detectados nas barbas — incluindo a matéria fecal — também podem ser encontrados em outras partes do corpo. Portanto, assim como acontece com qualquer membro ou região que não é lavada com frequência, é óbvio que os pelos faciais podem ficar emporcalhados. Então, para aqueles que decidirem continuar desfilando orgulhosamente com suas barbas, fica a dica: mantenham os fios sempre limpinhos.

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: