7 dúvidas comuns sobre concussão cerebral e suas sequelas

23/03/2016 às 11:382 min de leitura

1. O que é uma concussão?

Nada mais é do que uma leve lesão traumática cerebral, que ocorre depois que você sofre alguma pancada na cabeça. Mas não se engane com o “leve”: isso é só um termo médico para dizer que a lesão não é fatal; porém, ela pode ter resultados muito mais graves do que aparenta.

2. O que acontece com o cérebro?

Durante o impacto, seu cérebro vai chacoalhar dentro da caixa craniana, podendo gerar uma série de traumas, como o rompimento do tecido nervoso e inchaço.

3. Como o cérebro se protege?

O “computador” do seu corpo é bem gelatinoso e fica mergulhado em líquido cefalorraquidiano que o protege de quicar muito durante os impactos. Além disso, existem as meninges, que são membranas que revestem o sistema nervoso central e também servem de proteção.

As meninges se dividem em pia-máter, aracnoide e dura-máter

4. O que pode causar uma concussão?

Geralmente, acidentes de trânsito, quedas e esportes mais violentos, como o boxe, podem resultar em uma concussão. Porém, até mesmo pancadas mais leves ou repetitivas podem causar lesões no seu cérebro.

5. Quais são os efeitos da concussão?

Ela pode alterar temporariamente algumas funções do seu corpo, como a memória, a concentração e o equilíbrio. A concussão também pode causar náuseas, dores de cabeça, hipersensibilidade à luz e cansaço excessivo.

6. Existe tratamento para a concussão?

Existe! Em casos mais leves, o repouso é a melhor indicação. Você também deve evitar atividades que necessitem de muita concentração, como leitura, escrita, computador ou video games. Porém, é sempre importante que o tratamento seja dado por um neurologista após análise da gravidade da lesão.

7. Uma concussão pode deixar sequelas?

Normalmente, não. Por serem danos cerebrais mais leves, o órgão deve se recuperar totalmente dentro de alguns dias. Porém, sintomas como epilepsia, tonturas, vertigens, perda de memória, dormências no corpo e dores de cabeça podem se tornar mais frequentes e precisam ter acompanhamento médico.

***

Você já teve uma concussão? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: