3 exercícios ótimos para quem sofre com depressão ou ansiedade

07/04/2016 às 08:052 min de leitura

1 – Corrida

Não precisa começar de um dia para o outro ou correr uma maratona, mas saiba que apenas 5 minutos diários de corrida já é tempo suficiente para que você se sinta melhor e viva mais. Além do mais, correr queima muitas calorias, reduz sua vontade de comer e diminui as chances de que você desenvolva doenças cardíacas.

Fora tudo isso, correr tem uma influência bastante positiva no seu humor, já que o exercício libera grandes quantidades de serotonina e norepinefrina, dois neurotransmissores que causam a sensação de bem-estar. Quer mais um motivo para dar aquela corridinha básica? Então lá vai: a corrida pode ter os mesmos benefícios cerebrais da meditação, o que é ótimo para qualquer pessoa, mas ainda melhor para quem tem depressão ou ansiedade.

Em um estudo de 2006, publicado no Journal of Psychiatry & Neuroscience, pesquisadores conseguiram comprovar que a prática de exercícios físicos pode ter efeitos muito parecidos com os de antidepressivos. Ainda não se convenceu? Ok, nós temos mais uma razão: correr vai fazer com que você durma melhor à noite – e dormir bem é uma das chaves para uma saúde mental em dia.

Correr é legal!

2 – Caminhadas em meio à natureza

Inúmeros são os benefícios que uma pessoa pode ter por meio do contato com a natureza, e todos nós sabemos disso. Caminhar em um parque, perto de um lago ou em qualquer lugar onde você possa estar em contato com a natureza é sempre uma boa pedida.

Há evidências de que estar em regiões próximas a árvores, plantas, gramados e cenários naturais em geral é algo que consegue reduzir nossos níveis de ansiedade. Isso acontece porque as plantas emitem substâncias químicas que têm como objetivo desacelerar o processo de enfraquecimento delas, o que acaba sendo transmitido a nós, humanos.

Em 2009, um estudo publicado no Environmental Health and Preventive Medicine concluiu que pessoas que faziam contato com a natureza por pelo menos 20 minutos ao dia tinham menores níveis de estresse em comparação com as pessoas que só ficavam em áreas urbanas. Em uma pesquisa mais recente, se comprovou que o contato com a natureza é capaz, inclusive, de melhorar nossa memória.

Dê mais chances à natureza

3 – Yoga

Contra o “namastê”, não há argumentos: fazer yoga pode melhorar significativamente a saúde mental, diminuindo depressão, ansiedade e sensações ruins, como raiva. Não é à toa que muitos especialistas mais atualizados estão recomendando a prática de yoga como uma forma complementar ao tratamento para a depressão e para a ansiedade.

Em 2012, um grupo de pesquisadores estudou os efeitos da prática de yoga em pessoas com ansiedade e altos níveis de estresse. Não há dúvida: quando tem yoga no meio, as pessoas ficam mais calmas, mais felizes e mais emocionalmente equilibradas.

Além de fazer muito alongamento e melhorar a musculatura, a yoga foca bastante na respiração, o que é fundamental em termos de saúde mental, um ótimo apelo a quem tem ansiedade ou depressão – e para qualquer pessoa que queira se sentir melhor consigo mesma, é claro.

Essa pessoa pode ser você um dia

***

Qual atividade física faz você se sentir mais feliz e mais calmo? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: