Qual é o segredo para uma vida sexual feliz em relacionamentos longos?

15/11/2016 às 06:002 min de leitura

Nada como a adrenalina do começo de namoro, não é mesmo? Tudo é novo, diferente, empolgante, e o casal vomita corações todo dia. Acontece que a empolgação de início de namoro não dura por muito tempo, e depois o que acontece é um aprendizado mais maduro: juntos, os dois descobrem qual é a melhor forma de conviver e de fazer planos em longo prazo.

Muito importante nesse processo de “desempolgação” é fazer com que o clima entre os lençóis não esfrie. Nesse sentido, um novo estudo, divulgado recentemente pelo The Independent, revelou que o segredo é ter expectativas sexuais sensatas.

A pesquisa, feita por cientistas da Universidade de Toronto, revelou que as pessoas têm expectativas diferentes no que diz respeito às suas vidas sexuais, e que isso acaba atrapalhando os casais que já estão juntos há mais tempo, afinal algumas dessas expectativas parecem ser inalcançáveis.

Pé no chão

De acordo com a autora do estudo, Jessica Maxwell, pessoas que acreditam em uma espécie de “destino de vida sexual’ acabam usando seus relacionamentos para comparar suas expectativas com a realidade. O problema disso, segundo ela, é que essas pessoas acabam achando que os problemas que eventualmente têm na cama são iguais aos problemas que se tem no relacionamento como um todo.

Por outro lado, Maxwell nos explica que as pessoas que acreditam que a vida sexual pode ser melhorada com o tempo, com calma e sem pressão são as que não permitem que suas expectativas sexuais afetem o relacionamento.

Para chegarem a essas conclusões, os pesquisadores entrevistaram 1.900 pessoas, heterossexuais e homossexuais, e descobriram que depois dos três primeiros anos de relacionamento, que é quando a vida sexual está a todo o vapor, a crença de que as relações sexuais são trabalhosas demais começa a aumentar.

É preciso se realista

Antes de opinar, os participantes da pesquisa leram artigos de uma revista falsa – os textos tanto promoviam a ideia de “destino sexual”, relacionando almas gêmeas e compatibilidade sexual, quanto defendiam a ideia de que relacionamentos sexuais dão trabalho depois do feliz início de namoro.

Os resultados mostraram que as mulheres tendem a crer mais em histórias de almas gêmeas e de destinos românticos, e revelaram também que elas tendem a acreditar que os relacionamentos sexuais em longo prazo demandam mais trabalho.

Para Maxwell, isso pode ter a ver com o fato de que as mulheres não chegam ao orgasmo com tanta facilidade como os homens e que, por isso, elas têm mais maturidade sexual.

No final das contas, o importante parece ser manter expectativas realistas em relação ao sexo com alguém com quem já se está há mais de três anos. Querer ter uma vida sexual da maneira como se imaginava que seria na adolescência, por exemplo, é uma grande cilada. O fundamental é compreender que, mesmo que seja necessário esforço para manter as coisas interessantes entre quatro paredes, é possível aprender a se adaptar à passagem de tempo e a ter uma vida sexual feliz e satisfatória sempre.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: