Pessoas assexuais têm fantasias sexuais?

25/01/2017 às 09:262 min de leitura

Ainda que sexo seja assunto e prática constante na vida de muitas pessoas, não podemos nos esquecer que há quem simplesmente não tenha vontade de fazer sexo – e não tem nada de errado com isso, hein.

Pessoas assexuais são alvo de inúmeros estudos sobre o tema, tanto que ainda não há uma definição científica completa de assexualidade. Na busca por desvendar o que é mito e o que é verdade sobre a vida desses indivíduos, muitas pesquisas são feitas com frequência, e entre as dúvidas mais comuns estão duas perguntas: essas pessoas se masturbam? Elas têm fantasias sexuais?

Com o foco nessas duas questões, um grupo de pesquisadores da University of British Columbia realizou um estudo que levou como base as respostas dadas por 739 pessoas, sendo 351 delas assexuais.

Os resultados foram publicados no Archives of Sexual Behavior e nos mostram que o rótulo “assexual” engloba um número grande de pessoas. Na conclusão do estudo, os pesquisadores deixaram claro que há diferenças entre assexuais e não assexuais em termos de prática sexual, mas não no que diz respeito a fantasias sexuais e à masturbação.

Todo mundo pensa naquilo?

Em termos numéricos, quase 50% das mulheres assexuais e em média 75% dos homens assexuais dizem que se masturbam normalmente e têm fantasias sexuais – elas apenas não sentem atração sexual por outros indivíduos.

Sabemos que as fantasias sexuais muitas vezes refletem os desejos mais íntimos de cada indivíduo, ainda que as pessoas não atuem sobre esses desejos. Uma pessoa assexual pode desenvolver fantasias para estimular seus instintos na hora da masturbação, por exemplo – e para isso ela não precisa se sentir atraída por ninguém. Fantasias sexuais nem sempre refletem nossos desejos sexuais verdadeiros.

Os pesquisadores sugerem que mais estudos sejam desenvolvidos nesse sentido para que seja possível descobrir por que esses indivíduos fantasiam sobre personagens fictícios e como a relação que ele tem com a sociedade como um todo pode interferir na questão de seus desejos sexuais.

O mesmo estudo teve um enfoque maior nas respostas das pessoas assexuais, que eram convidadas a se aprofundar nesses debates. O que se descobriu foi que pessoas que se dizem assexuais têm fantasias nas quais não estão necessariamente inseridas.

Fantasia e masturbação

“Eu tenho fantasias sexuais, mas na maioria das vezes elas não me envolvem nem envolvem qualquer pessoa real. Eu fantasio sexualmente sobre casais fictícios masculinos e seus relacionamentos e eventos românticos e sexuais. Todos estão em relações monogâmicas, nas quais são fiéis uns aos outros. Com os casais fictícios masculinos, minhas fantasias sexuais podem envolver muitas e variadas preferências sexuais e fetiches”, explicou uma jovem assexual, de 19 anos de idade.

Outra mulher que participou da pesquisa disse que não apenas não gosta de se relacionar sexualmente, como tem vontade mesmo é de ser voyeur, de ficar na posição de ver pessoas fazendo sexo. Ela explicou que fica excitada quando isso ocorre, mas que não tem qualquer vontade de estender essa excitação.

O estudo revelou também que há uma proporção de pessoas assexuais que afirmam não ter qualquer tipo de fantasia sexual – 20% entre os homens e 35% entre as mulheres. 

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: