7 imagens espetaculares que já foram capturadas do Sol

03/02/2015 às 14:112 min de leitura

Aqui no Mega Curioso já trouxemos para você diversas matérias nas quais mostramos imagens magníficas do Sol. Por sorte, sua superfície é extremamente dinâmica e a sonda espacial Solar Dynamics Observatory — SDO — da NASA não se cansa de nos brindar com fotografias incríveis da nossa estrela, o que significa que sempre temos belas novidades solares para alegrar os nossos olhos.

Aliás, um dos instrumentos da nave clica inacreditáveis 57 mil fotos por dia, e no dia 19 de janeiro registrou sua milionésima imagem, você sabia? Pois a seguir você pode conferir uma seleção com 7 fotos espetaculares que já foram capturadas por esta prolífica sonda espacial — e contar nos comentários qual, em sua opinião, é a mais interessante:

1 – Anéis coronais

A imagem que você acabou de ver — com esses anéis extraordinários que alcançam distâncias que vão muito além da superfície solar — foi registrada pela SDO em outubro do ano passado. Segundo a NASA, os arcos são, na verdade, partículas espiralando ao longo de linhas do campo magnético do Sol sobre uma região ativa da superfície, e a extensão dos anéis é equivalente a mais de 15 vezes o tamanho da Terra.

2 – Rosto do homem velho

Observe a foto acima com cuidado e repare como a atividade na superfície solar parece formar o rosto de um velhinho. Mas, a imagem também serve para que possamos visualizar diferentes regiões do Sol. Os olhos, por exemplo, são formados por material mais quente do que a linha que forma a boca, que é composta por material mais frio, e os cabelos são compostos pelo material presente na atmosfera da estrela.

3 – Bling, bling

Reparou como o Sol parece estar brilhando muito mais intensamente do que o normal na imagem? Pois parte do truque se deve ao fato de ela ser composta por 25 fotos capturadas ao longo de um ano inteiro. Além disso, as imagens foram registradas em 10 comprimentos de onda diferentes e, depois, combinadas para alcançar o efeito acima.

4 – Trânsito venusiano

Não, a NASA não acrescentou bolinhas aleatórias na imagem que você acabou de ver. Na verdade, a foto mostra o trânsito do planeta Vênus diante do Sol que ocorreu entre os dias 5 e 6 de junho de 2012, e que foi acompanhado por astrônomos — profissionais e amadores — do mundo inteiro. E sabe por que a oportunidade de assistir a esse evento foi tão especial? Por que o próximo trânsito de Vênus só ocorrerá novamente em dezembro de 2117!

5 – “Photobomb” lunar

Você algum dia imaginaria que a Lua pudesse fazer um “photobomb”? Pois na imagem acima, capturada em novembro do ano passado, o nosso satélite ficou posicionado entre o Sol e a sonda SDO bem no momento do clique, e resultado foi essa interessante foto. Aliás, se você prestar atenção, poderá ver algumas irregularidades na superfície lunar.

6 – Explosão de cores

Ao contrário do que possa parecer, na foto acima o Sol não está explodindo em milhões de cores. A imagem, registrada em janeiro deste ano, é composta por um mosaico que mostra a nossa estrela em diversos comprimentos de onda diferentes — e o resultado, é espetacular, você não acha?

7 – Pintura

O que parece ser um desenho abstrato é, na verdade, uma composição de outubro do ano passado que mostra campos magnéticos produzidos por anéis coronais. As cores, evidentemente, são de mentirinha, e foram adicionadas pela NASA para facilitar a visualização da atividade solar.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: